Negros americanos também estão mais expostos ao coronavírus

O panorama de vulnerabilidade da população negra é o mesmo nos Estados Unidos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças apontam que 30% dos pacientes de covid-19 são negros mesmo que representem apenas 13% da população. Os dados, no entanto, não são completos. Faltam informações étnicas em 75% dos pacientes.

Os dados são dramáticos em algumas cidades. Em Chicago, cidade 30% negra, as pessoas dessa etnia representam 70% dos casos de coronavírus na cidade. Na Louisiana, cerca de 70% das pessoas que morreram são negras, embora apenas um terço da população desse Estado seja afro-americana.

Especialistas em saúde pública dos Estados Unidos apontam que qualquer pessoa pode estar infectada com coronavírus, mas certas populações são mais vulneráveis à contaminação. Isso ocorre porque a exposição ao vírus e a capacidade de lidar com ele dependem, entre outros fatores, do acesso aos serviços de saúde.

Muitas comunidades negras norte-americanas simplesmente não podem pagar pela saúde — nos Estados Unidos os serviços são privados. Com isso, boa parte dos infectados não recebe serviços de assistência médica e pode falecer em suas próprias casas.

O tipo de trabalho realizado pelas comunidades negras e a exposição prolongada ao vírus também são fatores importantes. Quando as autoridades defendiam o isolamento social como a melhor maneira de se evitar o vírus, os negros continuaram trabalhando, pois exercem atividades que dificilmente realizam home office, como o setor de transportes, por exemplo.

As patologias preexistentes agravam ainda mais a situação. Em Nova Orleans, quase 60% da população é negra. Nesse segmento, as taxas de obesidade e de hipertensão são muito superiores à média nacional. Em Chicago, os negros sofrem com frequência de diabetes, patologias cardíacas e respiratórias.

+ sobre o tema

O que podemos aprender com o filme “Estrelas além do tempo”

Com que propósito você levanta todos os dias? "Estrelas...

Leituras de um brasileiro: ‘As cores da literatura’

Em um país como o Brasil, em que predominam...

Tudo que move é sagrado…¹

Teresa Cristina é sagrada, é sarcasmo, é poesia, é...

Um ano da passagem de Abdias Nascimento ao Orum

No dia 23 de maio próximo, completa-se um ano...

para lembrar

Países africanos devem preparar-se para o impacto da Gripe A H1N1

Fonte: Agola Press - Luanda - O director regional...

Três grandes revistas femininas estão com mulheres negras poderosas em suas capas

Em setembro deste ano, 8 grandes revistas americanas trouxeram...

Memória da Revolta dos Búzios será objeto de edital

Com o intuito de resgatar e preservar a memória...

Clipe do Passinho – Todo Mundo Aperta o Play

Video Clipe da música Todo Mundo Aperta o Play, com turma...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=