Que em 2021 possamos entender a importância real dos nossos idosos

“Ele é muito novo para morrer!” Disse a minha filha sobre o meu pai, avô dela. Essa talvez é uma das melhores formas de exemplificar o verdadeiro sentimento que todos nós, enquanto sociedade, deveríamos ter em relação a todas as pessoas idosas nesse atípico mês de dezembro de 2020, o ano que não acabará.

A pandemia não deveria matar mais as pessoas idosas quando comparadas a qualquer outro grupo etário.

Certamente você que ama ou que cuida de uma pessoa mais velha já se deparou com os atuais discursos preconceituosos sobre as pessoas idosas e talvez tenha recebido mensagens que as mostram em situações que as caracterizam como teimosas, chatas, rabugentas e que “não batem bem das ideias”.

E também muitas pessoas idosas ouviram horrores sobre quem são e o que ainda estão fazendo nesse mundo. E a resposta é bem simples: sem as pessoas idosas, o mundo deixaria de existir!

O mundo de hoje não teria as construções, as tecnologias, as profissões e muitos conhecimentos que nos dão a sensação de que dá para seguir a construção do mundo sem os mais velhos e as mais velhas. São inumeráveis os motivos para que façamos tudo que seja possível para mantê-los nas nossas vidas!

Do isolamento ao uso de máscaras e álcool gel e, pasmem, até repensar o famoso encontro de família para as festas de final de ano e de celebração de um novo ano.

Será mantendo a distância física nesse Natal é que demonstraremos um amor e um sentimento de “fica comigo em 2021” para as nossas velhas e velhos.

Aquele prato preferido que, muitas vezes, são as idosas ou idosos que preparam, ou aquele ritual que tem a condução da pessoa mais velha, dessa vez poderá não acontecer como de costume. E, se acontecer, será com os cuidados que aprendemos este ano.

O momento de pandemia ainda demanda muita atenção e não podemos adotar o discurso de “o que tiver que ser será”, jamais! Muitos idosos e idosas estão sendo quase que coagidos a pensar que para o mundo seguir, eles precisam deixar de existir.

O que precisamos é que a vacina, juntamente com todas as medidas já conhecidas e que mantêm o risco de adoecer lá embaixo, ainda persistam, para que em 2021 as festas voltem a ser como sempre foram!

Um final de ano com muito cuidado e distanciamento social, mas não o distanciamento afetivo. São muitos os motivos para querermos estar próximos das pessoas mais velhas: porque estamos com medo, com angústia, alguns com falta de dinheiro e de sorte, outros querendo colo, abraços e beijos, mas o contato físico com a família e os amigos, ainda não é possível.

Aproveite as festas da melhor forma possível, ainda que fisicamente perto ou distante. Saibamos que tudo isso, toda essa loucura e situação de final dos tempos passará. Aí as celebrações que nosso povo sabe fazer tão bem estarão liberadas!

Esse é o texto inaugural desta coluna que, em 2021, procurará trazer assuntos interessantes para pensarmos a longevidade no nosso país e no mundo. Esse também é outro motivo para festejarmos com os cuidados devidos em 2020 para nos conhecermos mais em 2021.

+ sobre o tema

“Nossa geração não sabe o que é morrer por uma causa”, diz Wagner Moura

De volta ao Festival de Berlim, onde brilhou com...

Grammy: Beyoncé leva seis grammys e é a maior vencedora do prêmio

Apesar de não ter levado a principal premiação, Beyoncé...

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

George Wright – Assassino foragido há mais de 40 anos detido em Portugal

Assassino foragido há mais de 40 anos detido em...

para lembrar

Da elite branca ao rei negro

Há 120 anos aportava no Brasil a sua primeira...

Com Mandela de presente, África do Sul se despede da Copa do Mundo

Ex-presidente compareceu ao Soccer City e deu ainda mais...

Amílcar Cabral líder africano

Afonso Van-Dúnem “Mbinda” considerou Amílcar Cabral um “ícone do...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=