Queremos uma presidenta em 2022!

Enviado por / FonteECOA, por BIanca Santana

“Aprendemos a administrar a escassez e, como Cristo, temos multiplicado o pão em nossas mesas. Milagres que os nossos economistas não sabem realizar”, escreveu Sueli Carneiro, no ano 2000, para o seminário “Por um tempo feminino”. Com o Brasil de volta ao mapa da fome e governantes brincando de armar a população, precisamos que as mulheres assumam o comando do país.

Jacinda Ardern, primeira-minsitra da Nova Zelândia, é exemplo de liderança no combate à covid-19
Imagem: Hannah Peters/Getty Images

Tem sido notícia durante a pandemia como países governados por mulheres se destacaram no enfrentamento ao coronavírus. Nova Zelândia, Alemanha, Taiwan, Islândia e Noruega. A notícia mais recente, do domingo 14 de fevereiro, é de que a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, decretou um lockdown de três dias em Auckland, maior cidade do país, depois do registro de três casos de covid-19.

Não é curioso que as mulheres fossem 70% dos profissionais de saúde do mundo e apenas 10, dos 153 chefes de Estado, em 2018?

Reproduzir estereótipos de gênero não é minha intenção, mas reconheço o fato de que temos sido educadas, ao longo da história, a cuidar. O que muitas vezes significa opressão para as mulheres, resulta em afeto, comida, casa limpa e roupa lavada. Sabemos cuidar. E enquanto rompemos com o machismo e o sexismo que nos oprimem, podemos colocar nossa experiência de cuidado a serviço da sociedade, inspirando homens ao cuidado também.

É evidente que não falo sobre eleger mulheres comprometidas com a reprodução do patriarcado! Mas sobre mulheres que trabalham coletivamente pela justiça racial e social, pela liberdade e os direitos de todas as pessoas.

Chega de tanto homem branco, apresentado pela direita e pela esquerda, como solução para o país. Queremos uma presidenta feminista antirracista em 2022.

 

+ sobre o tema

Mulher negra recebe carta anônima com ofensas racistas no Paraná

Caso ocorreu em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba....

Como identificar o racismo dentro das empresas?

Um seminário promovido pela Seju em Maringá debate políticas...

A repulsa da classe média branca “intelectualizada” à geração tombamento

A história recente do movimento negro aponta para um...

A polêmica racista

A gritaria sobre os “comitês raciais” revela a disposição...

para lembrar

Fernando Conceição – A grande mídia contra as ações afirmativas

- Fonte: Observatório da Imprensa - Por Fernando Conceição*...

Emmit Walker, um homem negro, questionado por estar na fila da 1ª classe. Ele respondeu!

Homem negro dá resposta irretocável a mulher branca que...

BH: 80% dos casos de racismo ficam impunes

Ambientes escolares são responsáveis por mais de 60% dos...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=