Queremos uma presidenta em 2022!

Enviado por / FonteECOA, por BIanca Santana

“Aprendemos a administrar a escassez e, como Cristo, temos multiplicado o pão em nossas mesas. Milagres que os nossos economistas não sabem realizar”, escreveu Sueli Carneiro, no ano 2000, para o seminário “Por um tempo feminino”. Com o Brasil de volta ao mapa da fome e governantes brincando de armar a população, precisamos que as mulheres assumam o comando do país.

Jacinda Ardern, primeira-minsitra da Nova Zelândia, é exemplo de liderança no combate à covid-19
Imagem: Hannah Peters/Getty Images

Tem sido notícia durante a pandemia como países governados por mulheres se destacaram no enfrentamento ao coronavírus. Nova Zelândia, Alemanha, Taiwan, Islândia e Noruega. A notícia mais recente, do domingo 14 de fevereiro, é de que a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, decretou um lockdown de três dias em Auckland, maior cidade do país, depois do registro de três casos de covid-19.

Não é curioso que as mulheres fossem 70% dos profissionais de saúde do mundo e apenas 10, dos 153 chefes de Estado, em 2018?

Reproduzir estereótipos de gênero não é minha intenção, mas reconheço o fato de que temos sido educadas, ao longo da história, a cuidar. O que muitas vezes significa opressão para as mulheres, resulta em afeto, comida, casa limpa e roupa lavada. Sabemos cuidar. E enquanto rompemos com o machismo e o sexismo que nos oprimem, podemos colocar nossa experiência de cuidado a serviço da sociedade, inspirando homens ao cuidado também.

É evidente que não falo sobre eleger mulheres comprometidas com a reprodução do patriarcado! Mas sobre mulheres que trabalham coletivamente pela justiça racial e social, pela liberdade e os direitos de todas as pessoas.

Chega de tanto homem branco, apresentado pela direita e pela esquerda, como solução para o país. Queremos uma presidenta feminista antirracista em 2022.

 

+ sobre o tema

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

para lembrar

Duas mulheres numa rua íngreme

A moça iniciava a descida da ladeira e o...

Mulheres, pardos e pretos estão mais vulneráveis a passar fome no Brasil

Em mais da metade das casas comandadas por mulheres...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...
-+=