Coalizão Negra registra queixa-crime contra Pazuello por racismo

Ex-ministro da Saúde obrigou jovem negro a puxar carroça como se fosse um cavalo

Na quarta-feira (2), advogadas da Coalizão Negra por Direitos protocolaram uma queixa-crime contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, por racismo, na Promotoria de Direitos Humanos do Estado de São Paulo.

“Ainda que tenha havido à época Inquérito Penal Militar, o qual fora arquivado, a questão do racismo presente no episódio relatado é patente e até o presente momento não havia sido trazida à tutela pública jurisdicional”, aponta a Coalizão no documento apresentado à promotoria.

O motivo da denúncia é um episódio de 2005, revelado pelo site DCM, quando o general Pazuello puniu o soldado Carlos Vitor de Souza Chagas, então com 19 anos, que transportava uma banheira em uma carroça. O ex-ministro acusou o jovem, que é negro, de correr demais.

Em seguida, Pazuello decidiu punir o soldado e obrigou Chagas a puxar a carroça feito um animal, com um colega o conduzindo. De acordo com relatos da matéria, a humilhação ocorreu diante do quartel, com outros militares assistindo.

“Ao ‘punir’ o soldado Carlos Chagas fisicamente colocando-o na posição ocupada por um animal, o ex-ministro Eduardo Pazuello bestializa e humilha publicamente um homem negro, incitando este estereótipo escravagista de tortura física impingida às pessoas negras como se fossem equiparadas a objetos e animais, seres desprovidos de subjetividade e humanidade”, destaca o documento da Coalização Negra por Direitos entregue à promotoria.

“A conotação racista fica ainda mais evidente ao passo que o soldado Carlos Chagas nem mesmo era o condutor da carroça, mas sim seu companheiro do exército. Não se trata de caso de mera punição, mas sim de uma ânsia discriminatória e racista”, ressalta a Coalizão.

+ sobre o tema

Apresentadora é chamada de gorda e dá a melhor resposta

Enquanto vivermos referendando a lógica de se julgar os...

Cantora de “Tecnomacumba” lamenta veto a show e diz que decisão fomenta o ódio

Elverson Cardozo Proibida de se apresentar em Campo Grande, na...

Roberta Rodrigues fala sobre o preconceito no Brasil: ‘Aqui ele é velado!’

Segundo a atriz, os grupos sociais que antes eram...

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=