Coalizão Negra registra queixa-crime contra Pazuello por racismo

Ex-ministro da Saúde obrigou jovem negro a puxar carroça como se fosse um cavalo

Na quarta-feira (2), advogadas da Coalizão Negra por Direitos protocolaram uma queixa-crime contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, por racismo, na Promotoria de Direitos Humanos do Estado de São Paulo.

“Ainda que tenha havido à época Inquérito Penal Militar, o qual fora arquivado, a questão do racismo presente no episódio relatado é patente e até o presente momento não havia sido trazida à tutela pública jurisdicional”, aponta a Coalizão no documento apresentado à promotoria.

O motivo da denúncia é um episódio de 2005, revelado pelo site DCM, quando o general Pazuello puniu o soldado Carlos Vitor de Souza Chagas, então com 19 anos, que transportava uma banheira em uma carroça. O ex-ministro acusou o jovem, que é negro, de correr demais.

Em seguida, Pazuello decidiu punir o soldado e obrigou Chagas a puxar a carroça feito um animal, com um colega o conduzindo. De acordo com relatos da matéria, a humilhação ocorreu diante do quartel, com outros militares assistindo.

“Ao ‘punir’ o soldado Carlos Chagas fisicamente colocando-o na posição ocupada por um animal, o ex-ministro Eduardo Pazuello bestializa e humilha publicamente um homem negro, incitando este estereótipo escravagista de tortura física impingida às pessoas negras como se fossem equiparadas a objetos e animais, seres desprovidos de subjetividade e humanidade”, destaca o documento da Coalização Negra por Direitos entregue à promotoria.

“A conotação racista fica ainda mais evidente ao passo que o soldado Carlos Chagas nem mesmo era o condutor da carroça, mas sim seu companheiro do exército. Não se trata de caso de mera punição, mas sim de uma ânsia discriminatória e racista”, ressalta a Coalizão.

+ sobre o tema

Racistas agridem nordestinos no Twitter por votarem em Haddad

De sábado para domingo, repetiu-se fenômeno que se viu...

Racismo; ESCRITOR DIZ QUE O NORDESTE É UMA BOSTA

Está repercutindo nas redes sociais e já foi notícia...

Dado Dolabella compara apoio a Dilma a ter ebola

O ator Dado Dolabella disse nesta terça-feira (14) que...

para lembrar

Zara se recusou a assinar acordo com ministério público sobre trabalho escravo

A grife espanhola Zara se recusou ontem (30) a...

Maternidade condenada

por Andrea Dip Mesmo protegidos por diversas leis e tratados internacionais,...

Não beba água, beba cerveja!

Como a privatização da gestão da água, aliada ao...

Os 25! Indígenas se formam no EJA Guarani

Uma formatura foi realizada no dia 12 de dezembro...
spot_imgspot_img

Carta aos espanhóis: e se nos unirmos para erradicar o racismo?

Queridos amigos espanhóis, Picasso, Gaudí, Montserrat Caballé, Cervantes, Concha Buika, Rafa Nadal, Antonio Machado, Paco de Lucia, Ferran Adriá ou Maruja Mallo desfilam como marcos...

A Espanha é um lugar racista?

vini jr, com a sua coragem e inteligência, deu um drible desconcertante nos racistas espanhóis. ele expôs todos eles para o mundo todo. em um tuíte...

ONU denuncia ataques racistas contra Vinicius Junior

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, denunciou nesta quarta-feira (24) os insultos racistas proferidos contra o atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real...
-+=