Garçonete denuncia que foi vítima de racismo após cliente discordar da conta no bar: ‘Preta feia’

Enviado por / FontePor Vitor Santana, do G1

Funcionária contou ainda que o pai da cliente foi ao local, mostrou que estava armado e fez ameaças. Caso foi registrado na Polícia Civil.

A garçonete de um bar de Anápolis, a 55 km de Goiânia, denunciou que sofreu racismo de uma cliente que reclamou do valor da conta. No boletim de ocorrências, Kássia Morgana Rodrigues registrou que a mulher a chamou de “inútil” e “preta feia”. A funcionária, que tem 26 anos, disse ainda que o pai da cliente foi ao local e exibiu uma arma, ameaçando os funcionários.

“Ela falou: ‘Você tem que desamarrar esse coque horrível, você é negra. Você tem que desamarrar esse cabelo velho e feio. Você não merece estar aqui, não merece esse serviço, amanhã eu vou mandá-lo [patrão] te demitir’”, disse Kássia.

A garçonete trabalha no local há dois anos e disse que jamais tinha sofrido qualquer ofensa até a última quinta-feira (3), quando a cliente ficou insatisfeita ao receber a conta e começou a fazer os insultos.

A cliente foi orientada pelos funcionários e responsáveis pelo estabelecimento a deixar o bar. Porém, segundo testemunhas, ela disse que voltaria com o pai, que seria policial. Dois dias depois, no sábado (5), o homem chegou ao estabelecimento cobrando satisfações.

Segundo a garçonete, o homem levantou a camisa, mostrando que estava armado. Diante das ameaças, Kássia conta que se sente insegura.

“O pai dela me ameaçou. Eu quero uma medida protetiva contra ele. Eu não o conheço, não sei que é”, disse.

Kássia, que segue trabalhando no bar, registrou o caso na Polícia Civil. Ela deve prestar depoimento nesta segunda-feira (7). A cliente e o pai ainda serão intimados. A corporação informou que o caso foi enquadrado como injúria racial e ameaça.

O bar onde a garçonete trabalha informou que registrou ocorrência juntamente com a funcionária. “Ela tem todo nosso apoio para levar o caso adiante. Toda a equipe de trabalho está empenhada na recuperação emocional dela”, completou a direção do estabelecimento.

+ sobre o tema

A vida sob o olhar de jovens infratores

Segundo a Fundação Casa, cerca de 85% dos...

Professora ofende adolescentes negros em escola

Mães de alunos registraram que os filhos foram agredidos...

Grupo da ONU sobre afrodescendentes visita o Brasil

  O Grupo de Trabalho de Especialistas da ONU sobre...

As cabeças dos racistas – Afonso Nascimento

Tratar do racismo em Sergipe é um assunto delicado,...

para lembrar

Presa injustamente, Babiy sai pela 1ª vez neste feriado: “Cadeia não é pra ninguém”

Dançarina Bárbara Querino passa a Páscoa com a família...

Abel Neto relata que é vítima de ofensas racistas em estádios brasileiros

Com a presença da atleta transgênero Isabelle Neris, jogadora...

Líder comunitário é preso acusado de racismo contra policial militar

O soldado da Polícia Militar (PM), Anderson Gazias Abreu,...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=