Curso: Gênero, raça e direitos humanos

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés- Instituto da Mulher Negra e o Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo CONVIDAM para o Curso: “GÊNERO, RAÇA E DIREITOS HUMANOS: repensar os direitos humanos para promover o acesso à justiça com equidade de gênero e racial” 

O Curso, fruto de uma parceria inédita firmada entre o Geledés e a Defensoria Pública de São Paulo, é direcionado preferencialmente a Defensores/as Públicos/as e a servidores/as da instituição, mas é também aberto ao público externo que deseje participar, a exemplo de advogados/as e ativistas de direitos humanos. 

Nosso objetivo com este Curso é capacitar atores e atrizes do sistema de justiça visando a reconfiguração das leituras e práticas hegemônicas de Direitos Humanos com vistas à promoção do acesso à justiça com equidade racial e de gênero, partindo do reconhecimento das interseccionalidades entre os sistemas de opressão. 

A iniciativa dialoga com o teor da Recomendação Geral nº 29 do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação Racial da ONU, que exorta os Estados a organizar programas de formação destinados a funcionários públicos e a outros órgãos encarregados de aplicar a lei, com o fim de prevenir as injustiças relacionadas ao preconceito contra grupos racializados, assim como busca promover as metas da Década Internacional dos Afrodescendentes da ONU. 

Compreendemos também que este Curso se qualifica como instrumento de fortalecimento das ações afirmativas, de valorização da pluralidade étnico racial, de fomento à democratização do sistema de justiça por meio da garantia da plena participação social e de enfrentamento às dinâmicas de reprodução do racismo institucional. 

O curso, totalmente gratuito, abarcará um total de 12 encontros semanais síncronos e será realizado na modalidade remota.

+ sobre o tema

“A escravidão não oferece resposta para tudo”

Neste 13 de maio, são 132 anos da assinatura...

O ministro, a estudante e a democracia que desejamos

O discurso do ministro Alexandre de Moraes realizado em...

para lembrar

Em 2022, vamos todos “novembrar” !

Estamos em dezembro, bem próximo às festas de final...

O maior legado do Ilê é a valorização do negro

A exposição Ocupação Ilê Aiyê a ser inaugurada no Itaú Cultural, em São Paulo, no dia 3 de outubro, traz a trajetória do primeiro bloco afro...

“Feito com amor, dedicação e o talento de várias pessoas”, diz Lázaro Ramos sobre documentário Bando, Um Filme De:, que dirigiu

“Feito com amor, dedicação e o talento de várias pessoas”, diz Lázaro Ramos sobre documentário Bando, Um Filme De: Lázaro Ramos, em parceria com Thiago...

Kelly se tornou professora na pandemia e luta por inclusão na sala de aula

Kelly Aparecida de Souza Lima, de 46 anos, tornou-se professora voluntária de 20 estudantes durante a pandemia. A maior parte dos seus alunos é...
-+=