Gomes Sambo lamenta mortes maternas em África durante parto

Luanda – O director regional da OMS (Organização Mundial da Saúde), Luís Gomes Sambo, lamentou hoje, quinta-feira, que apesar dos progressos significativos realizados pelos países na redução das mortes maternas, algumas mulheres em África ainda perdem as suas vidas durante o parto, por causas e infecções bem conhecidas e que podem ser evitadas ou tratadas.

A informação consta de uma mensagem do director da OMS por ocasião do Dia da Saúde da Mulher na Região Africana que hoje se assinala (4 de Setembro), sob o tema: ‘Acabar com as mortes maternas evitáveis em África’.

Segundo Luís Sambo, o  acesso limitado aos cuidados de saúde, unidades de saúde degradadas e recursos insuficientes são alguns dos maiores desafios que dificultam os progressos na luta para pôr fim às mortes maternas e infantis evitáveis.

“Esta situação é agravada por factores como a pobreza, os conflitos armados, a elevada taxa de gravidez precoce, bem como a pandemia do Vih/Sida”, considerou.

Além disso, referiu que as causas das mortes maternas estão profundamente enraizadas na fraca capacitação das mulheres na região.

De acordo com o responsável, colocar a saúde das mulheres e das crianças em primeiro lugar é uma das seis áreas prioritárias da OMS, e por isso ao longo dos anos, a organização e os seus parceiros vêm prestando apoio aos países na implementação de várias intervenções para tentar solucionar estes problemas.

Garantiu que a organização também continua envolvida em campanhas regulares de advocacia para acabar com as mortes maternas evitáveis em África.

Assim, os ministros africanos da saúde, que se reuniram na Primeira Reunião Ministerial Conjunta da Comissão da União Africana e da OMS, realizada em Luanda, em Abril deste ano, comprometeram-se a reduzir as mortes maternas para menos de 70 mortes maternas por cada 100 mil nados-vivos até 2035.

Entre outras acções, fez saber que os ministros também decidiram assegurar que todas as mulheres e crianças são abrangidas por intervenções comprovadas e com grande impacto, sobretudo as famílias mais pobres e que são mais difíceis de alcançar.

Comprometeram-se igualmente a aumentar o investimento nos profissionais de saúde e contribuir para enfrentar os determinantes sociais, comportamentais, económicos e ambientais da saúde.

“Ao comemorarmos o Dia da Saúde da Mulher, gostaria de sublinhar o papel crucial das parcerias com outros sectores, uma vez que muitos dos determinantes da saúde da mulher estão  enraizados noutros factores, como a educação e o ambiente”, salientou.

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

A força das mulheres no Conselho Participativo de São Paulo

Recebemos com alegria o resultado das eleições para o...

Acomodadas, ousadas e transgressoras: um recorte das personagens femininas escritas por mulheres

Caso eu o fotógrafo estivéssemos chegado minutos antes, teríamos...

Obrigada Heleieth Saffioti pela vida e obra dedicadas a emancipação das mulheres

(1934 2010) "Obrigada Heleieth I.B. Saffioti pela vida e obra dedicada...

Vídeo. Fado Bicha, o Livre e a candidata afrodescendente

Música conta a história da primeira mulher negra a...

para lembrar

Como seria se a história fosse contada por nós?

Você já se perguntou qual o nome da "tia"...

Todos os longas dirigidos por mulheres no Festival de Cinema Latino-Americano

Diretoras da América Latina serão celebradas na edição deste...

Gênero: Secretaria de Políticas para as Mulheres capacita policiais

Proteger as mulheres contra a violência doméstica e familiar....
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=