Olívia Santana é condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Ativista do movimento negro e idealizadora da primeira honraria destinada a personalidades que se destacam na luta contra o Racismo – a Medalha Zumbi dos Palmares -, Olívia Santana provou da emoção de ser condecorada. Ela foi homenageada em sessão solene nesta terça-feira (16/09), como forma de reconhecimento por sua atuação em defesa da igualdade racial e contra o racismo.

Militante histórica do movimento negro e uma das fundadoras da União de Negros pela Igualdade (Unegro), ela, que ocupa a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.

Emocionada, Olívia falou do orgulho de ter sua trajetória política reconhecida, e ser agraciada justamente com a comenda que criou, entregue desde 1999 a diversas personalidades. “Nunca esquecerei cada momento desta homenagem tão especial. Aqui nesta Casa iniciei minha vida política institucional e a Medalha Zumbi é uma honraria carregada de simbolismo, porque refere-se à maior expressão da luta contra a discriminação racial no Brasil”.

Ela classificou o racismo como uma construção perversa, que destrói a autoestima das pessoas. E disparou: “Não podemos contemporizar com o racismo e precisamos enxergar as múltiplas formas de discriminação, de exploração”. Lembrou que a mãe teve oito filhos e enterrou quatro. Exatamente como muitas mulheres que continuam vivendo nas periferias das grandes cidades: “Eu poderia ter reproduzido essa realidade, mas não reproduzi graças a ela”. Olívia deixouclaro que “existe sim racismo no Brasil, apesar dos avanços”, e defendeu políticas públicas de combate às desigualdades raciais e de gênero e contra a homofobia.

Para o deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB Bahia, este foi um momento muito especial para as mulheres, o Partido e o movimento negro. Ele parabenizou Olívia pela bela trajetória de luta por uma sociedade sem opressão e sem discriminação racial e afirmou que a Negona tem pleno merecimento.

O autor da iniciativa, vereador Moisés Rocha, disse que reconhecer seu trabalho político na luta de combate ao racismo, promoção da igualdade racial e na batalha para garantir aos negros, aos índios, às mulheres, aos homossexuais e todos os cidadãos discriminados é a melhor forma de homenageá-la. Para a entrega da comenda foram convidadas à mesa a mãe de Olívia, Maria José, e a filha Nanny.

Trajetória

Na Câmara Olívia Santana presidiu as comissões de Direitos do Cidadão, da Reparação e de Educação, além de ter assumido a Ouvidoria-geral. Entre os principais projetos de sua iniciativa aprovados pela Câmara, destacou os que geraram as leis de Incentivo à Leitura, do Dia Municipal da África e a de Combate à Intolerância Religiosa.

Em 2005, na condição de secretária municipal de Educação, fez de Salvador a primeira capital a implantar a Lei 10.639, tornando obrigatório nas escolas da rede o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Nova ‘Malhação’ terá três casais interraciais

Tendo como tema central as diferenças, principalmente a de...

Na sexta-feira, 13 tem o IV Festival Alagoano das Palavras Pretas

Por: Arísia Barros O IV Festival Alagoano das...

#QuandoaIgrejaéRacista: não é uma acusação de que ela é, mas um clamor para que ela não se torne

#QuandoaIgrejaéRacista é campanha desenvolvida por este canal, como uma...

Movimento negro funda novo reduto afrocultural de Niterói

Movimento negro de Niterói funda novo reduto afrocultural de...

para lembrar

Maria Borges é a primeira negra na capa da ‘Elle USA’ em 20 anos

Maria Borges é a primeira negra na capa da...

Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade...

O mistério de “África Brasil” (e de Jorge Ben)

O disco África Brasil, de Jorge Ben, lançado em...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=