Na luta contra homofobia, Juventude Sem Terra pede o fim da violência

Para Beth Rocha, travesti e acampada, construir mecanismos que garantam uma sociedade igualitária perpassa o respeito às diversas identidades.

Do MST

Os homens usavam vestidos, batom, cílios postiços, saltos. As mulheres, botas, barbas, camisas largas, cintos, bonés. A proposta era trazer a tona uma reflexão sobre a construção da identidade de gênero e o respeito às diferentes orientações sexuais.
Sem preconceitos ou padrões, a juventude Sem Terra realizou a Agitação e Propaganda anti homofobia na última terça-feira (17), durante a marcha estadual do MST na Bahia.

16863677135_708720022c_b

O Ato mobilizou cerca 100 jovens de diferentes regiões do estado, e propôs dá visibilidade aos LGBT Sem Terra e lutar contra qualquer tipo de violência. Reafirmaram também que a luta pela Reforma Agrária Popular deve ser uma bandeira de todos.
Exemplo disso foram às faixas e cartazes distribuídas nas filas da marcha que reafirmavam a participação dos LGBT na luta pela terra e exigiam o fim da violência.
De acordo com Beth Rocha, travesti e acampada na região da chapada diamantina, existe preconceito em todos os lugares e não é diferente nas comunidades rurais.
“Acredito que podemos mudar esta realidade. A luta contra a violência precisa acontecer rotineiramente para fortalecer nossa organização. Construir mecanismos que garantam uma sociedade igualitária perpassa o respeito às diversas identidades de gênero”, enfatiza.
Respeito
O processo de Agitação e Propaganda foi construído como ferramenta interna de diálogo com todos os Sem Terra, a fim de provocar uma reflexão e disseminar o respeito aos LGBT dentro do Movimento.
Para Evanildo Costa, da direção estadual do MST, “para construir uma sociedade realmente justa e igualitária precisamos erradicar qualquer tipo de violência. Não podemos negar a existência de companheiros e companheiras que fazem parte de nossa luta pelo fato de serem LGBT. O que queremos é fortalecer a Reforma Agrária, pautar as necessidades do povo e não reproduzir um discurso taxativo e homofóbico”, acredita.

16676077488_6e8ebb7f37_b

Os jovens entendem que negar e reprimir a diversidade de identidades existentes no meio dos trabalhadores significa reproduzir a lógica de segregação e violência imposta pelo capitalismo.
Ao refletirem sobre isso, cada vez mais os jovens procuram pontuar as questões relacionadas à identidade de gênero e fortalecer o processo de luta carregando a bandeira anti homofóbica.
Esta foi à segunda agitação realizada pela juventude nas atividades e mobilizações do MST.

16677554049_239ca16f50_b

+ sobre o tema

Homem tortura e mata filho de namorada por achar que ele era gay

De acordo com o promotor do caso, o garoto...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram...

Ministra menciona disparidade entre mulheres brancas e negras na Rio+20

Fala foi destacada na abertura do debate Questão racial...

Minha transição capilar – Por Mari e Lu Araujo

Hoje eu vim compartilhar a história de transição capilar...

para lembrar

UFMG recebe acervo com cópias completas de escritos de Carolina Maria de Jesus

Material será doado pelo o historiador José Carlos Sebe...

“Eu quero ouvir Maria!” no próximo sábado, no Galpão Cultural Humbalada

Do Nosotras Feministas 25/03: Lançamento do documentário “Eu quero ouvir...

E se sua filha não pudesse jogar porque é menina?

Olhando meu Facebook um dia desses, fiquei chocada ao...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=