Depois de ser vetada em curso de robótica por ser mulher, menina de 9 anos cria petição e reverte o caso

A canadense Cash Cayen, de apenas 9 anos, criou uma petição pressionar a biblioteca pública de Timmins, em Ontário, para permitir que ela participe de um curso de robótica para meninos.

no Catraca Livre

Ao tentar fazer sua inscrição, Cayen foi vetada sob a alegação de que o programa era apenas para crianças do sexo masculino. Indignada, a menina criou um abaixo assinado no Change.org na última quarta-feira, 1, e desde então já conseguiu mais de 30 mil apoiadores.

Dois dias depois do protesto estar no ar, a Timmins Public Library reviu sua posição e abriu as aulas para qualquer criança entre 9 e 12 anos.

O conselho da biblioteca pediu desculpas ao público pelo ocorrido e o evento do dia 20 de julho será aberto sem nenhum tipo de discriminação.

Cash

Na petição, a jovem explica que mesmo após conversar com a diretora assistente da biblioteca, explicando que costumava participar de programas da biblioteca desde pequena, foi proibida.“Eles sugeriram que eu me inscrevesse em uma lista de espera e, se um número suficiente de meninas demonstrassem interesse, poderia ser criado um curso para meninas no futuro”.

Cash Cayen e Caroline Martel, sua mãe, ficaram felizes com a vitória, mas disseram ao Yahoo! News que permanecessem inconformadas com o teor da resposta da biblioteca. O prefeito da cidade deverá se reunir com Caroline e Cash na próxima segunda-feira para falar sobre a questão.

+ sobre o tema

“Por favor, me dá um beijo”: Formas de sentir vergonha alheia no Carnaval

Detesto sentir vergonha alheia. por Leonardo Sakamoto no Blog Aquela vontade...

“Olhos de azeviche” as vozes das mulheres negras brasileiras contemporâneas

"Olhos de azeviche" as vozes das mulheres negras brasileiras contemporâneas,...

A experiência da Themis e a sororidade em prática

Na coluna Sororidade em Pauta de hoje, convidamos as...

Leis contra o aborto não impedem disseminação da prática

Um estudo publicado na revista médica The Lancet contraria...

para lembrar

A história de Luana e o genocídio da população negra no Brasil

"Mas tinha ficha criminal" "Deus quis assim, virou anjinho" "Bandido bom...

Conheça a história de Maria Odília Teixeira, médica negra pioneira no Brasil

Era 1909 e as mulheres nem sequer tinham o direito...

Irmãs, juntas, na luta pela liberdade

As ilustrações feministas da designer gráfica Carol Rossetti trazem...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=