Anistia repudia cena de “A Regra do Jogo”; Globo diz que é obra de ficção

A menção do personagem Romero (Alexandre Nero) à Anistia Internacional Brasil no capítulo de segunda-feira (21) de “A Regra do Jogo” gerou uma nota de repúdio da organização.

Do Uol

“A representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorado de forma irresponsável e contribuindo para criminalizar o mesmo”, diz a Anistia Internacional em comunicado divulgado nesta terça na página oficial do Facebook da organização.

Na cena, o trambiqueiro interpretado por Alexandre Nero diz estar a serviço da organização ao se apresentar como advogado de direitos humanos na entrada de um presídio de segurança máxima.

Carregando uma bomba, Romero se nega a passar pela revista. “Eu ajudo a comunidade carcerária. Eu sou da Anistia Internacional”, diz o personagem para o policial que controla a entrada no presídio. Sem ser revistado, ele consegue entrar na penitenciária para ajudar na fuga de um traficante internacional.

No comunicado, a organização condena a citação da Anistia por um personagem corrupto mesmo se tratando de uma novela. O personagem de Nero, um ex-vereador, se passa por defensor dos direitos humanos para disfarçar sua atividade como criminoso.

“Embora se trate de uma obra de ficção, a novela ‘A Regra do Jogo’, ao usar o nome da Anistia Internacional – uma organização referência e atuante no país, presta um desserviço à consolidação de uma cultura de direitos humanos na sociedade brasileira”, afirma.

A nota ainda menciona o trabalho em prol dos direitos humanos no Brasil e no mundo, além do prêmio Nobel da Paz de 1977 e da atuação em mais de 150 países. Procurada pelo UOL, a TV Globo disse que a novela “não tem compromisso com a realidade”.

“As novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade, como registramos ao final de cada capítulo. Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias”, informou a emissora. A Anistia Internacional falou à reportagem que, por enquanto, não decidiu se irá entrar com alguma medida judicial contra o canal.

“Nos causou surpresa e indignação a maneira irresponsável que a TV Globo usou o nome da Anistia Internacional para reforçar um estereótipo equivocado sobre o trabalho dos defensores de direitos humanos no Brasil. A ficção, quando se propõe a retratar a realidade, precisa ser mais cuidadosa e capaz de avaliar as consequências nesse momento do país de associar levianamente o tema dos direitos humanos a iniciativas criminosas”, reforçou o diretor executivo da Anistia Internacional, Atila Roque.

nota-de-repudio-da-anistia-internacional-a-cena-da-novela-a-regra-do-jogo-1442927320198_615x300

+ sobre o tema

Zika na saliva é insuficiente para dizer que pode haver contágio, diz ministério

O Ministério da Saúde informou no final da tarde...

São Paulo ganha novo Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial

O serviço, localizado no bairro de Vila Maria, oferecerá...

“Meia dúzia de índios e alguns vagabundos pintados”

sugerido pelo Pedro Brandão, no Facebook O deputado...

No trilho do trem, morreu na contramão atrapalhando o tráfego

Um vendedor é atropelado e morto por um trem...

para lembrar

A dignidade da pessoa humana e o crime de racismo

O racismo é a discriminação social que tem por...

Facebook e Afrohub lançam plataforma gratuita para capacitar empreendedores negros

Com o objetivo de fomentar negócios criados por empreendedores...

Ex-presos estão céticos com apuração do Exército

São Paulo – Ex-presos políticos e familiares de...

Desigualdade regional e xenofobia: a combinação perversa do crescimento capitalista brasileiro

As manifestações públicas e violentas na forma de agressões...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=