CDH fará audiência pública sobre situação da mulher negra

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) fará audiência pública interativa, na quinta-feira (19), às 10h30, sobre a situação da mulher negra. A audiência contará com o apoio da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

Do Senado

Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), que sugeriu a audiência, é preciso tomar cuidado com o preconceito silencioso ou com as formas implícitas de racismo.

— Não se resolve o preconceito com uma lei. Isso envolve todo um processo de educação, e o debate faz parte desse processo — afirmou a senadora.

Foram convidadas para audiência a deputada Benedita da Silva (PT-RJ); a secretária substituta de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Luciana Ramos; e Maria das Dores do Rosário Almeida, representando a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras.

Também estão na lista de convidadas a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis, e a coordenadora da Marcha Nacional das Mulheres Negras, Clátia Regina Vieira. Sônia Terra, representante do Instituto da Mulher Negra no Estado do Piauí, completa a lista de convidadas.

A audiência será realizada na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.  Perguntas e comentários podem ser feitos por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado (0800612211).

+ sobre o tema

Câmara do Rio aprova projetos de Marielle e dá seu nome à tribuna

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quarta-feira (2),...

Com Lei Maria da Penha, cresce divulgação dos direitos da mulher no País

BRASÍLIA - O terceiro aniversário da implementação da lei...

para lembrar

Conversamos com a autora independente Jarid Arraes

A cordelista estará na Feira Plana, que começa hoje,...

#MeToo é ponto de inflexão na luta por direitos das mulheres, dizem relatores da ONU

Especialistas em direitos humanos das Nações Unidas elogiaram nesta...

PEC apresentada no Senado quer tornar estupro crime imprescritível e inafiançável

Uma proposta de emenda à Constituição apresentada em novembro...

Eleitorado feminino cresce, mas representatividade da mulher na política segue baixa em AL

Um recente levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrou...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=