Fuzilamento com cinco jovens mortos: o terrorismo no Brasil contra os pobres

Cinco jovens, moradores da comunidade da Lagartixa, em Costa Barros, saem para comemorar o primeiro emprego de um deles. Na volta, são  fuzilados pela policia. Foram vários tiros e cinco mortes. Todas as vitimas inocentes e sem possibilidade de defesa, sem nem ao menos poder se identificar.

Por Davison Coutinho, do Jornal do Brasil 

Vocês sabem qual o crime dessas vítimas? Qual a culpa deles?

A culpa vem do berço: eram jovens, negros e favelados e pagaram com o próprio sangue a culpa de terem nascido pobres. Cinco jovens que apenas voltavam de uma comemoração, e que era a comemoração por um emprego de jovem aprendiz.

Não adianta dizer que eram bandidos e nem plantar armas. Eles tinham famílias, empregos, uma filha e muitos sonhos que foram roubados por um sistema que marginaliza os menos favorecidos e privilegia a Casa Grande, desde os tempos da escravidão. Quando o pobre não é preso, ele é morto e tudo vira auto de resistência.

Esse episódio é um episódio de terrorismo e não está tendo a devida preocupação e manifestação da sociedade. Onde estão os que dizem que querem mudança e fazem os panelaços?

Enquanto assistimos todos os dias a novas notícias de corrupção e impunidade com os verdadeiros bandidos trajados de terno de grife, continuamos a perder os moradores de favela que são vítimas do preconceito de descaso. As vítimas tinham nome e histórias que devem servir para que haja uma mudança nessa política de segurança, que mais mata pobres e negros.

Roberto de Souza Penha, 16 anos,  Carlos Eduardo da Silva de Souza, com a mesma idade, Cleiton Correa de Souza, 18 anos, Wilton Esteves Domingos Junior, 20 anos e Wesley Castro Rodrigues, 25 anos.

Não podemos generalizar. Infelizmente, há também policiais perdendo suas vidas nessa guerra onde pobre mata pobre. Essa história é nossa, e não podemos deixar que seja apagada.

Que Deus receba os jovens com muita luz e que conforte os corações de todos familiares.

* Supervisor Administrativo NEAM/PUC-Rio; Mestrando em Design – DAD/PUC-Rio; Pesquisador Ladeh/PUC-Rio; Colunista Jornal do Brasil e morador da Rocinha

+ sobre o tema

Ku Klux Klan abre site na Itália e pede inscrições

Fonte: G1   Roma, 2 nov (EFE).- O...

Racismo e misoginia teriam motivado autores de massacres nos EUA

Um deles foi motivado pelo ódio aos imigrantes e...

Sobre Negros e Negras e nossas carências. Por um pai coletivo

Sobre negros e negras e nossas carências. Do: Mama Press A...

para lembrar

Nei Lopes, substantivo

É intelectual absolutamente fundamental Por FLÁVIA OLIVEIRA, do O Globo   Nei...

S&P Dow Jones e B3 retiram ação do Carrefour Brasil de índice ESG

A S&P Dow Jones, empresa responsável por índices de...

BBB 21: desserviço e contribuição ao ódio racial

O BBB 21 nos trouxe uma série de armadilhas....

Mulher é presa por injúria racial após xingar motorista em ônibus no DF

Ela chamou condutor de 'nego, preto, safado e desgraçado',...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=