Governo de SP revê de 3 mil para 50 mil público de ato pró-Dilma

PM paulista admite falha ao informar quantas pessoas participaram de manifestação

Do O Globo 

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) admitiu que houve falha na comunicação da Polícia Militar ao divulgar a estimativa de público que participou da manifestação da noite de quarta-feira contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O órgão havia divulgado, inicialmente, que o ato reuniu 3 mil pessoas. Nesta quinta-feira pela manhã, porém, a Polícia Militar, que está subordinada à SSP, informou que 50 mil pessoas estiveram no protesto.

Procurada no início da noite de quarta-feira, a secretaria disse que a manifestação, inciada na Avenida Paulista, tinha 3 mil pessoas. A pasta manteve o mesmo número até o final do ato, às 21h. Os organizadores calcularam em 70 mil o total de presentes.

“O registro de 3 mil manifestantes refere-se ao início da manifestação, atingindo 50 mil manifestantes no seu ápice, pela contagem da PM”, diz nota publicada no site da Secretaria de Segurança Pública, no final da manhã desta quinta-feira.

Questionada, a SSP explicou, também em nota, que a medição de público da Polícia Militar é realizada através de uma ferramenta tecnológica chamada Copom Online, que utiliza recursos de mapas e georreferenciamento, baseadas nas imagens de câmeras de monitoramento.

“A Secretaria da Segurança Pública esclarece, ainda, que houve um problema de comunicação na PM ao divulgar a estimativa de manifestantes no protesto de quarta-feira”, admitiu, por fim.

Com a revisão, a manifestação pró-Dilma ultrapassou em público o ato a favor do impeachment, ocorrido no último domingo, que teve, segundo a PM, 30 mil pessoas.

 

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Estamos criando monstros

- A criança que vocês adotaram não combinou muito...

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Sim! Sou negra!

“Por favor, você poderia encher a garrafa de café?”....

Geração

Por Mauricio Pestana, para Portal Geledés Pertenço a uma geração que tem...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=