Agência de modelos gera polêmica ao publicar anúncio para cliente: ‘pele branca’.

Internautas revoltados tomaram conta da página, no Facebook. Veja como tudo aconteceu.

Por Gênica Alexandre Do Blastingnews

A LB Agência está passando por uma saia justa nas redes sociais. Tudo começou quando um anúncio foi publicado. Na divulgação em busca de modelos pluz size, que a empresa afirma ser para um cliente, a exigência era clara, as candidatas precisavam ter a “pele branca”. O assunto logo correu pela rede e muitas pessoas saíram contra a declaração e outros se manifestaram a favor, com o argumento de que a agência é livre para contratar quem desejar.

O post que gerou a polêmica foi apagado pela empresa, assim que o manifesto começou a ganhar força. Em seguida, publicaram uma nota pedindo desculpa pelo ocorrido: “Nunca foi essa nossa intenção”. O responsáveis ainda destacaram que “[…] Os perfis postados sempre foram de exigência das marcas contratantes e não uma escolha dos profissionais da agência[…].

Mesmo tentando remediar o fato, muitos internautas não se deram por satisfeitos. Uma mulher chegou a dizer: “Vcs não possuem um departamento jurídico não? Atirou no pé hein, crime caracterizado”. A indignação tomou conta da “fanpage” da LB Agência, porém, nem todos consideraram o ato discriminatório, um usuário destacou o seguinte: “Vocês e suas representadas contratam quem bem quiserem, a empresa é de vocês”.

Em virtude dessa movimentação, outros posts também chegaram a ser analisados pelos internautas que não curtiram muito a forma como os anúncios foram disseminados. Uma das participantes descreveu: “Corpo fitness”, “corpo saudável” , “panicat”, “bonita/linda de rosto”. E depois vem pedir desculpa muito mal dadas. Me poupe”. Uma delas destacou a falta de comunicação eficaz da empresa, frente às redes sociais e sugeriu: “…Contratem um PROFISSIONAL para dar um jeito nisso aí”.

O que diz a lei

Um texto publicado no site do Conselho Nacional de Justiça, em 2015, destaca as diferenças entre a injúria racial e o racismo, com base no Art. 7º, do Código Penal. De acordo com o material, “o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça”. Ainda que no ‘mundo da moda’ essa prática seja comum, segundo o texto da lei é vedada a “proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

 

+ sobre o tema

O hilário Gabriel Green responde: “perguntas de branco”

Gabriel se considera "uma enciclopédia a base de melanina,...

Sou Nordestino: ‘Amigo do preconceito, meu voto vale o mesmo que o seu’

Por Maria Frô Sabe o que acho mais bacana? O nordestino,...

Polícia interna afro-americana por não acreditar que tinha um BMW

Uma mulher negra foi mantida contra sua vontade em...

para lembrar

Professora faz denúncia por racismo: ‘A macaca vai reprovar todo mundo’

Professora recebeu a publicação através de um ex-aluno via...

Cores da violência

Registrou-se, no ano de 2018, uma mais que bem-vinda...

Black is Beautiful: é bom, é barato e é para poucos

Hoje cedo, na rua Do Ouvidor Quantos brancos horríveis eu...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=