Igreja Luterana da Noruega aprova casamento gay

A Igreja Luterana da Noruega aprovou, nesta segunda-feira (11), o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Do Brasil Post

Participants of the lesbian, gay, bisexual and transgender (LGBT) “Euro Pride” parade march through the city with rainbow flags in Oslo, Norway on June 28, 2014. AFP PHOTO / NTB SCANPIX / BENDIKSBY TERJE +++NORWAY OUT+++ (Photo credit should read Bendiksby, Terje,Bendiksby, Terje/AFP/Getty Images)

 

No ano passado, segundo a Reuters, a Igreja Protestante da França passou a permitir que casais gays recebessem a benção, assim como a Igreja Presbiteriana dos EUA.

A votação foi feita na conferência anual da instituição, e entre 115 representantes, 88 delegados votaram em favor da causa.

“Finalmente nós podemos celebrar o amor independente de quem se apaixonar por quem”, disse Gard Sandaker-Nilsen, líder de uma campanha a favor da mudança nas regras.

De acordo com as novas regras, que valem formalmente a partir de janeiro do ano que vem, os padres que não concordarem com a união, podem se abster de celebrar o enlace.

A Noruega permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo desde 2009, mas foi o segundo país do mundo – depois da Dinamarca – e permitir o registro de uniões homossexuais, em 1993.

+ sobre o tema

15 livros para presentear meninas

Com as festas de fim de ano chegando, tenho...

ONU lança projeto contra o machismo para o volta às aulas

Todos os dias 25 do mês, a ONU tem...

Contra assédio no transporte, “Uber” só para mulheres chega a empresas

O aplicativo FemiTaxi lançou uma versão corporativa - e...

para lembrar

Violência e homofobia de seguranças do Carrefour

Ao ir no Hipermercado Carrefour João Dias, por volta...

Aluno transexual ganha direito de usar nome social na UnB

Depois de longa espera, Marcelo Caetano poderá ver o...

Tia Má: ‘Mulher preta nunca é chamada de princesa’

O sonho da jornalista, humorista e youtuber Maíra Azevedo,...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=