TERREMOTO HAITI:Brasil é principal parceiro dos EUA no Haiti, diz Obama a Lula

 

 

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que o Brasil é o principal parceiro dos Estados Unidos no Haiti, devastado por um forte terremoto na semana passada.

Obama ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta segunda-feira, segundo a presidência. Durante 15 minutos, eles conversaram sobre a coordenação dos esforços de ajuda humanitária ao Haiti.

O país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto de magnitude 7 na terça-feira da semana passada, e as autoridades haitianas acreditam que mais de 200 mil pessoas podem ter morrido.

Em sua segunda ligação a Lula para falar do Haiti, Obama elogiou o papel do governo e apreciou a liderança do presidente brasileiro, depois de um recente desentendimento entre Brasil e Estados Unidos sobre a coordenação dos esforços no país caribenho.

O governo brasileiro anunciou nesta segunda a liberação de 35 milhões de reais para projetos sociais no Haiti, que deverão ser usados em trabalhos humanitários contra o “agravamento da situação de fome e das condições sanitárias”, informou o Ministério do Planejamento.

Além do valor anunciado, o país já enviou dezenas de toneladas de mantimentos e medicamentos, além de cães farejadores, equipes médicas e um hospital de campanha para auxiliar o resgate das vítimas.

Obama também expressou seus pêsames pelas mortes de brasileiros no terremoto. O número de brasileiros mortos na tragédia subiu para 19, sendo 17 militares e dois civis.

O Brasil comanda as tropas da Minustah, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, e, antes do terremoto, tinha 1.266 militares no país.

Segundo o Planalto, Lula disse a Obama que a Minustah não pode cuidar de tudo sozinha e propôs a criação de um grupo de força-tarefa de ministros para que a missão não deixe de cumprir com os compromissos assumidos.

Obama afirmou que Brasil e EUA têm de estar unidos nos esforços humanitários e que, junto ao Canadá, deveriam assumir a liderança na questão das doações às vítimas do terremoto.

O Canadá sediará em Montreal, em 25 de janeiro, uma reunião informal de ministros das Relações Exterior para organizar uma conferência maior de doadores internacionais. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também propôs um encontro para a reconstrução e o desenvolvimento do Haiti.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

‘Tenho orgulho em falar que fui lixeiro’, afirma campeão da maratona

Brasileiro ex-catador de lixo domina as ruas de Guadalajara...

Juliana Alves e Sheron Menezzes postam fotos com seus bebês

Momento de pura fofura na manhã deste domingo: mãe...

Os 10 posts mais lidos em 2014 no Portal Geledés

Olá, sabemos que ainda não é o último dia...

Beyoncé fará o show do intervalo do Super Bowl de 2013

A cantora Beyoncé será a principal atração do intervalo...

para lembrar

Matumona propõe ‘Filosofia da Reconstrução’ para África

  O padre Muanamosi Matumona defende a existência...

Máscara Geledé é um dos destaques da exposição virtual “Tesouros dos Nossos Ancestrais”

Diversos são os tesouros deixados pelos nossos ancestrais. Materiais...

Obama faz homenagem a Paul McCartney e apresentadora americana

Obama faz homenagem a Paul McCartney e apresentadora...

Anderson Silva detona Chael Sonnen: ‘O mais importante ele não fez, que era me vencer’

    O lutador de MMA Anderson Silva não está disposto...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=