RACISMO NA ITÁLIA: Blacks Out: uma greve, da ficção para a realidade

 

 

O protesto, previsto para o dia 20 de março, se inspira em uma história de ficção escrita pelo jornalista Vladimiro Polchi.

Roma, 13 janeiro 2010 – Na internet, duas correntes se mobilizam para a realização de uma greve dos extra-comunitários – “Um dia sem imigrantes”. Um grupo havia agendado o protesto para 1 de março e o outro para o dia 20 do mesmo mês. Segundo uma matéria publicada no jornal La Repubblica, as duas correntes criaram uma coordenação única para tentar unificar as datas em uma só.

 

O protesto, previsto para o dia 20, denominado “Blacks Out” (Fora negros) foi inspirado no livro “Blacks Out, um dia sem imigrantes”, escrito pelo jornalista Vladimiro Polchi e que será lançado no dia 14 de janeiro. Em entrevista para o jornal, Polchi disse que o livro se trata de uma história de ficção, mas cujos personagens e estatísticas são verídicos: o número de pedreiros, de “badanti”, de padres e de outros profissionais estrangeiros que atuam no país, o volume de contribuições fiscais e previdenciárias dos trabalhadores estrangeiros entre outros dados.

 

A obra se trata de uma crônica, que enfoca um dia em que os italianos são surpreendidos pelos estrangeiros que não se apresentam ao trabalho e, assim, descobrem quanto eles são importantes. A idéia de transformar a literatura em realidade, destacou Polchi na matéria, foi tomando forma durante a realização do livro e a medida que os encontros com várias associações de migrantes, sindicatos e organizações católicas eram realizados. A comissão da manifestação conta com a participação de associações de imigrantes, Arci, Acli, Os Radicais, Asgi, Cgil, Uil entre outros.

 

Para ter acesso as informações sobre o fenômeno da imigração na Itália e saber mais sobre o livro e a greve, visite o site (www.blacks-out.com).

Fonte: Agora Notícias

+ sobre o tema

Mãe de santo aponta falta de diálogo e intolerância em demolição de terreiro na Grande SP

Mãe de santo em Carapicuíba, Grande São Paulo, Odecidarewa...

O esporte é incapaz de curar o ódio racial

Chocado com as imagens que correram o mundo de...

EUA caminham para modelo brasileiro de identificação racial, diz sociólogo americano

Os critérios com que brasileiros e americanos se identificam...

A minha resistência não será tão sutil quanto o seu racismo

Jogadoras Cubanas do time de vôlei do Usiminas foram...

para lembrar

Médico é identificado como suposto autor de racismo e ofensa em Brasília

  A Polícia Civil identificou o homem acusado...

Danilo: Torcida atleticana promete manifestação contra racismo

Por: Felipe Lessa     Devido ao clima...

Alegando racismo, matemáticos pedem boicote a tecnologias policiais

Mais de dois mil matemáticos assinaram uma carta concordando...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=