Acampamento feminista: um chamado à solidariedade

Por: FÁTIMA OLIVEIRA

 

Está em toda a parte. É cada uma de nós, onde estivermos

Nos cem anos do Dia Internacional da Mulher (1910-2010), apresentamos o Acampamento Internacional Feminista Myriam Merlet, Anne Marie Coriolan e Magalie Marcelin, em solidariedade ao povo e às mulheres do Haiti – uma resposta feminista à tragédia de 12 de janeiro, onde a vida das mulheres já era extremamente difícil e, conforme o Banco Interamericano de Desenvolvimento, um terço delas sofria violência física ou sexual, metade com menos de 18 anos (2006).

A ação foi tecida após viagem de Sergia Galvan, da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe, a Porto Príncipe, dois dias após o terremoto, que em e-mail nos disse: “Queridas amigas, regressei na madrugada de hoje do Haiti. Tudo o que puder contar é pouco… As pessoas são caminhantes: vão e vêm sem rumo; são deambulantes que carregam dor, miséria e sonhos em ruínas. As pessoas caminham, caminham, caminham… É como se o caminhar as liberasse da tragédia” (15.01.2010).

Feministas dominicanas idealizaram o formato da solidariedade, coordenada por representantes do Brasil (Rede Feminista de Saúde), Estados Unidos, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e República Dominicana. Instalado na cidade dominicana de Jimani, na fronteira do Haiti com a República Dominicana, o acampamento visa a fornecer assistência econômica; de saúde sexual e reprodutiva; e psicológica (atenção a traumas pós-desastre); realizar ações que promovam a participação e a liderança das mulheres na reconstrução do país; e prover necessidades mais prementes, como tendas e alimentação.

María Suárez Toro, no artigo “Dónde existe el Campamento Feminista y qué está haciendo?”, responde: “O acampamento feminista é um lugar e uma estratégia: cada uma de nós, no que fazemos e de onde fazemos, é uma semente do acampamento” e “na medida em que a estratégia de solidariedade internacional se expande, o acampamento está em toda parte”. Ou seja, o AIF é cada uma de nós, onde estivermos. Para apoiar a cidadania das haitianas, deposite qualquer quantia na conta nacional: Banco do Brasil 001, agência nº 0.646-7 Ana Rosa, conta corrente nº 29928-6, favorecido: Centro Apoio Mulher Haiti, CNPJ nº 62579164/0001-72.

 

As prioridades políticas do acampamento são: “Advogar, incidir e monitorar para que as necessidades específicas das mulheres e das meninas sejam incorporadas nas agendas multilaterais e bilaterais de ajuda; apoiar os esforços das haitianas na refundação do seu Estado, governo e sociedade civil, reconhecendo a experiência feminista na região em outras catástrofes da natureza; aportar desenhos de políticas públicas que incluam necessidades decorrentes do terremoto natural e social, como sequelas físicas, traumas emocionais, violência de gênero, saúde sexual e saúde reprodutiva; e apoiar a recuperação da memória do movimento feminista e de mulheres do Haiti”.

Para feministas nicaraguenses, que vivenciaram um terremoto com grande rastro de destruição, “qualquer estratégia de solidariedade para a reconstrução pós-terremoto deve estar baseada em uma perspectiva que reconheça as capacidades endógenas da gente desse país para recuperar-se e empreender o caminho de sua recuperação integral, com dois eixos centrais: luta contra o sexismo e o racismo e a busca de recursos materiais, psicoemocionais e organizativos que lhes permitam protagonizar as tarefas de reconstrução de suas vidas e de sua sociedade”.

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...

Como enfrentar a violência contra mulheres? Aula Pública por Luciana Araújo

Jornalista Luciana Araújo, militante feminista que atua no Núcleo...

Feminismo para homens, um curso rápido em 26 lições, por Alex Castro

De homem para homem, algumas noções básicas e indispensáveis...

Por que Emma Watson não participará mais de campanhas de beleza?

Defensora dos direitos da mulher, atriz de 25 anos...

para lembrar

Mulheres enfrentam ameaça crescente de violência doméstica online, dizem especialistas

A violência doméstica online se tornou uma ameaça crescente...

Como o Reino Unido está promovendo o debate de gênero e sexualidade nas escolas

Ninguém nasce machista, homofóbico, racista ou transfóbico. Aprendemos a...

Queda no número de filhos é maior entre beneficiárias do Bolsa Família

Dados da Pnad revelam que diminuição na taxa de...

Hospital da Mulher: público feminino será presenteado com tratamento estético

Cuidados com a beleza e, em consequência, a auto...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=