Kofi Annan e Didier Drogba lançam guia alternativo para a Copa

Koffi Annan (à esq.), prêmio Nobel de 2001, juntou-se a Drogba para lançar o guia

 

O ex-secretário-geral da ONU e atual chefe do Painel para o Progresso Africano e o embaixador da boa vontade da organização, Kofi Annan e Didier Drogba, respectivamente, se juntaram para lançar um “guia alternativo” para a Copa do Mundo da África do Sul.

 

Divulgado nesta quarta-feira, o guia “Scoring for Africa” destaca questões de desenvolvimento entre os países que disputarão o torneio. A publicação compara as estatísticas de todos os países africanos com os seus adversários em termos de desenvolvimento – índice de crescimento, emissões de CO2, acesso à educação e desenvolvimento.

 

Também há uma espécie de jogo histórico entre os países que se enfrentarão na Copa, como França e África do Sul. Os europeus receberam um “cartão amarelo” por apoiar os subsídios da União Europeia para produtos agrícolas, o que prejudica os produtores países africanos, principalmente exportadores como os sul-africanos.

 

No entanto, é mencionado que os franceses são um dos maiores provedores de assistência aos anfitriões do torneio da Fifa, contribuindo com mais de 250 milhões de euros (R$ 552 milhões) em 2008. Outro dado interessante é de que, apesar de ter um PIB nove vezes menor, o índice de emissão de dióxido de carbono dos sul-africanos é maior – 7,2 milhões de toneladas, contra 6,5 milhões dos franceses.

 

No duelo entre Argentina e Nigéria, o documento lembra que a expectativa de vida no país africano é de 48 anos, enquanto que entre os sul-americanos é de 75. Na Costa do Marfim, as mulheres têm oito vezes mais chances de morrer no parto do que as brasileiras.

 

No prefácio, Kofi Annan e Drogba afirmam que “eles firmemente acreditam que o fair play não deveria se limitar ao modo como os países jogam, correm e marcam um contra o outro, mas também pelo modo como eles fazem negócios e política entre si”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

A mistura do hip-hop com a musica clássica

Quem disse que essa mistura não é possível?! Conheça a...

Com Omar Sy, longa conta história do primeiro palhaço negro da França

Quando a grande estrela de Paris do início do...

Como Machado de Assis está sendo redescoberto pelo mundo

Na carta ao leitor que abre "Memórias Póstumas de...

Cinema africano desafia preconceitos para expandir horizontes

Thembi Mutch | Think Africa Press Produções e festivais promovem...

para lembrar

Afro Imagens: Política, Moda e Nostalgia, por Angela Davis

Referência Angela Davis (1994) Não muito tempo atrás, na cidade de...

Luedji Luna firma parcerias com escritoras e poetas negras em álbum imerso em referências aquáticas

Caracterizado como disco fluido, imerso em referências aquáticas, como...

Morreu o maestro James DePreist, um dos primeiros afro-americanos a dirigir orquestras

O maestro James DePreist, de 76 anos, morreu sexta-feira...
spot_imgspot_img

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=