Kofi Annan e Didier Drogba lançam guia alternativo para a Copa

Koffi Annan (à esq.), prêmio Nobel de 2001, juntou-se a Drogba para lançar o guia

 

O ex-secretário-geral da ONU e atual chefe do Painel para o Progresso Africano e o embaixador da boa vontade da organização, Kofi Annan e Didier Drogba, respectivamente, se juntaram para lançar um “guia alternativo” para a Copa do Mundo da África do Sul.

 

Divulgado nesta quarta-feira, o guia “Scoring for Africa” destaca questões de desenvolvimento entre os países que disputarão o torneio. A publicação compara as estatísticas de todos os países africanos com os seus adversários em termos de desenvolvimento – índice de crescimento, emissões de CO2, acesso à educação e desenvolvimento.

 

Também há uma espécie de jogo histórico entre os países que se enfrentarão na Copa, como França e África do Sul. Os europeus receberam um “cartão amarelo” por apoiar os subsídios da União Europeia para produtos agrícolas, o que prejudica os produtores países africanos, principalmente exportadores como os sul-africanos.

 

No entanto, é mencionado que os franceses são um dos maiores provedores de assistência aos anfitriões do torneio da Fifa, contribuindo com mais de 250 milhões de euros (R$ 552 milhões) em 2008. Outro dado interessante é de que, apesar de ter um PIB nove vezes menor, o índice de emissão de dióxido de carbono dos sul-africanos é maior – 7,2 milhões de toneladas, contra 6,5 milhões dos franceses.

 

No duelo entre Argentina e Nigéria, o documento lembra que a expectativa de vida no país africano é de 48 anos, enquanto que entre os sul-americanos é de 75. Na Costa do Marfim, as mulheres têm oito vezes mais chances de morrer no parto do que as brasileiras.

 

No prefácio, Kofi Annan e Drogba afirmam que “eles firmemente acreditam que o fair play não deveria se limitar ao modo como os países jogam, correm e marcam um contra o outro, mas também pelo modo como eles fazem negócios e política entre si”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Designer e cientista africanos juntam-se para fazer moda antimalária

Beleza útil Um cientista e uma designer de moda, ambos...

Criolo vive traficante em 1º papel no cinema e atua com Lázaro Ramos. Nos ajude a entender

O rapper paulistano Criolo, e um dos artistas mais cultuados...

Prefeitura de São Paulo presenteia Papa Francisco com disco “Sobrevivendo no Inferno” do Racionais MC’s

Encontro ocorreu durante seminário realizado nesta semana no Vaticano,...

para lembrar

Stella Yeshua: papo reto com a rapper que exibe nas seu visual autoral nas redes

Rapper, influencer, youtuber e integrante do coletivo Estaremos Lá,...

Os negros nas histórias em quadrinhos – parte 1

A Era de Ouro (1934 – 1955) Anseio, Conceito...
spot_imgspot_img

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...
-+=