Kofi Annan e Didier Drogba lançam guia alternativo para a Copa

Koffi Annan (à esq.), prêmio Nobel de 2001, juntou-se a Drogba para lançar o guia

 

O ex-secretário-geral da ONU e atual chefe do Painel para o Progresso Africano e o embaixador da boa vontade da organização, Kofi Annan e Didier Drogba, respectivamente, se juntaram para lançar um “guia alternativo” para a Copa do Mundo da África do Sul.

 

Divulgado nesta quarta-feira, o guia “Scoring for Africa” destaca questões de desenvolvimento entre os países que disputarão o torneio. A publicação compara as estatísticas de todos os países africanos com os seus adversários em termos de desenvolvimento – índice de crescimento, emissões de CO2, acesso à educação e desenvolvimento.

 

Também há uma espécie de jogo histórico entre os países que se enfrentarão na Copa, como França e África do Sul. Os europeus receberam um “cartão amarelo” por apoiar os subsídios da União Europeia para produtos agrícolas, o que prejudica os produtores países africanos, principalmente exportadores como os sul-africanos.

 

No entanto, é mencionado que os franceses são um dos maiores provedores de assistência aos anfitriões do torneio da Fifa, contribuindo com mais de 250 milhões de euros (R$ 552 milhões) em 2008. Outro dado interessante é de que, apesar de ter um PIB nove vezes menor, o índice de emissão de dióxido de carbono dos sul-africanos é maior – 7,2 milhões de toneladas, contra 6,5 milhões dos franceses.

 

No duelo entre Argentina e Nigéria, o documento lembra que a expectativa de vida no país africano é de 48 anos, enquanto que entre os sul-americanos é de 75. Na Costa do Marfim, as mulheres têm oito vezes mais chances de morrer no parto do que as brasileiras.

 

No prefácio, Kofi Annan e Drogba afirmam que “eles firmemente acreditam que o fair play não deveria se limitar ao modo como os países jogam, correm e marcam um contra o outro, mas também pelo modo como eles fazem negócios e política entre si”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

5 autores negros brasileiros e contemporâneos que você precisa conhecer

por Amanda Melaré Desde que o Brasil é Brasil nós temos...

Elizeth Cardoso

Elizeth Moreira Cardoso (Rio de Janeiro,...

Morre o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

John Thompson foi uma figura lendária no basquete universitário...

Itamar Assumpção é celebrado em São Paulo no Dia da Consciência Negra

Sábado é Dia da Consciência Negra e entre os muitos eventos...

para lembrar

Release da Exposição

Em homenagem ao centenário do Dia Internacional da Mulher,...

Afrodescendentes iberoamericanos contra o racismo

Cali - Com um chamado a acabar com o racismo,...

Rapper mirim MC Soffia se apresenta em evento do Mês da Consciência Negra

Encontro também terá funkeiros do Dream Team do Passinho...

Lazzo Matumbi celebra 40 anos de carreira com lançamento de disco e videoclipe

Os 40 anos de trajetória musical, artística, política e...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=