Kofi Annan e Didier Drogba lançam guia alternativo para a Copa

Koffi Annan (à esq.), prêmio Nobel de 2001, juntou-se a Drogba para lançar o guia

 

O ex-secretário-geral da ONU e atual chefe do Painel para o Progresso Africano e o embaixador da boa vontade da organização, Kofi Annan e Didier Drogba, respectivamente, se juntaram para lançar um “guia alternativo” para a Copa do Mundo da África do Sul.

 

Divulgado nesta quarta-feira, o guia “Scoring for Africa” destaca questões de desenvolvimento entre os países que disputarão o torneio. A publicação compara as estatísticas de todos os países africanos com os seus adversários em termos de desenvolvimento – índice de crescimento, emissões de CO2, acesso à educação e desenvolvimento.

 

Também há uma espécie de jogo histórico entre os países que se enfrentarão na Copa, como França e África do Sul. Os europeus receberam um “cartão amarelo” por apoiar os subsídios da União Europeia para produtos agrícolas, o que prejudica os produtores países africanos, principalmente exportadores como os sul-africanos.

 

No entanto, é mencionado que os franceses são um dos maiores provedores de assistência aos anfitriões do torneio da Fifa, contribuindo com mais de 250 milhões de euros (R$ 552 milhões) em 2008. Outro dado interessante é de que, apesar de ter um PIB nove vezes menor, o índice de emissão de dióxido de carbono dos sul-africanos é maior – 7,2 milhões de toneladas, contra 6,5 milhões dos franceses.

 

No duelo entre Argentina e Nigéria, o documento lembra que a expectativa de vida no país africano é de 48 anos, enquanto que entre os sul-americanos é de 75. Na Costa do Marfim, as mulheres têm oito vezes mais chances de morrer no parto do que as brasileiras.

 

No prefácio, Kofi Annan e Drogba afirmam que “eles firmemente acreditam que o fair play não deveria se limitar ao modo como os países jogam, correm e marcam um contra o outro, mas também pelo modo como eles fazem negócios e política entre si”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Londres terá uma ‘Casa da África’ durante os Jogos Olímpicos

    Pela primeira vez na história, os Jogos de Olímpicos...

Poesia Afrobeat em São Paulo

O escritor Nelson Maca leva a São Paulo, em março, a performance...

Meus Cabelos de Baobá estreia Teatro Wedo!

Inspirado no caráter cíclico das mitologias africanas e costurado...

Hoje na História, 22 de Abril de 1970, nascia Mano Brown

Paula Farias Os livros de história ensinam que...

para lembrar

Estudantes da rede pública aprovam debate sobre abolição da escravatura

Em parceria com a Ufal, ação visa despertar um...

Um livro infantil para crianças cacheadas e crespas!

Um dia me falaram que existia cabelo ruim. Mas...

George Wright: os bastidores da Pantera Negra

A polícia federal dos EUA descreve George Wright, o...
spot_imgspot_img

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...
-+=