Nelson Mandela, Zenani Mandela, Johanesburgo, Copa do Mundo, líder sul-africano, Winnie Madikizela, Fundação Nelson Mandela

Nelson Mandela não vai participar do jogo de abertura da Copa do Mundo da África do Sul, divulgou a Fundação Nelson Mandela. O motivo foi a morte de sua bisneta, Zenani Mandela, que faleceu em um acidente de carro quando voltava da festa de inauguração da Copa do Mundo, realizada nesta quinta-feira, em Johanesburgo, na África do Sul.

 

Ainda se esperava a confirmação da ausência do líder sul-africano na partida de abertura do Mundial, entre o país anfitrião e México, que ocorre às 11h (horário de Brasília), o que foi divulgado na manhã desta sexta-feira pela Fundação de Mandela.

 

Zenani Mandela, bisneta mais velha de Mandela, de 13 anos, foi a única a falecer na tragédia, em que ninguém mais saiu ferido. Em primeiro instante, foi informado que ela estava viajando com a ex-mulher de Nelson, Winnie Madikizela, porém, desmentido horas depois.

 

Noxolo Kweza, coronel e porta-voz da polícia local, disse que o carro capotou em uma estrada perto do centro de Johanesburgo. Segundo ele, o motorista foi preso e acusado por homicídio culposo. Outro policial afirmou que ele estava dirigindo embriagado.

 

“A policia descobriu que ele estava bêbado”, falou o policial Edna Mamonyane. “Ele perdeu o controle do veículo e colidiu com um barranco”, completou o porta-voz.
“Havia uma outra pessoa no veículo, uma mulher da família, mas não sua mãe”, informou outro membro da polícia sul-africana.

 

Zenani era uma das nove bisnetas de Mandela, e havia completado 13 anos de idade no último dia 9 de junho, pouco antes do início do Mundial. Pouco antes da abertura oficial da Copa do Mundo da África do Sul, a Fundação emitiu um único comunicado.

 

“O senhor Nelson Mandela soube esta manhã da trágica morte de sua bisneta em um acidente. Seria portanto inapropriado que participasse pessoalmente da abertura das celebrações da Copa do Mundo da Fifa. Estamos seguros de que os sul-africanos e as pessoas de todo o mundo se solidarizarão com o senhor Mandela e sua família após esta tragédia”, afirma o comunicado oficial divulgado pela Fundação Nelson Mandela.

 

“Seguimos acreditando que a Copa do Mundo é uma oportunidade histórica para a África do Sul e o continente e estamos certos de que será um grande sucesso. Madiba (como é conhecido Mandela) estará ali de forma espiritual com todos vocês”, completou a nota.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Evento em Maceió irá debater cultura negra nos municípios alagoanos

Encontro terá palestras e oficinas sobre afirmação racial. Participação...

Desmitificando a data da suposta libertação

*Freitas Bahia Pintura feita pelo alemão Johann Moritz Rugendas, em...

A Consciência Humana precisa se conscientizar

O dia 20 de novembro desperta atitudes equivocadas e...

para lembrar

“Nossa geração não sabe o que é morrer por uma causa”, diz Wagner Moura

De volta ao Festival de Berlim, onde brilhou com...

A diferença entre axé, pagode, samba e arrocha, segundo os baianos

Há quem diga que, para distinguir e definir os...

63 anos da independência de Gana, a primeira na África Subsaariana

Organizado pelo político socialista Kwame Nkrumah, o povo ganense...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=