Pela 1ª vez, analfabetismo fica abaixo de 10% no país

Por: Rafael Sampaio

Melhora, no entanto, foi de apenas 0,7% em 2 anos; Brasil tem 14,1 milhões de analfabetos


A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais ficou pela primeira vez abaixo de 10% no Brasil, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados nesta quarta-feira (8).

Apesar disso, há pouco para comemorar: o país ainda tem 14,1 milhões de analfabetos (9,7% do total das pessoas nesta faixa etária), recuo de apenas 0,7% em comparação com 2008, quando 14,2 milhões de pessoas não sabiam ler e escrever.

A redução de 143 mil analfabetos no intervalo entre 2008 e 2009 equivale à população de uma cidade pequena no Estado de São Paulo, como São Caetano do Sul (região metropolitana). A maioria dos não alfabetizados (13,5 milhões de pessoas) possuem 25 anos ou mais, quase 93% do total.

A pesquisa, realizada anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que o combate ao analfabetismo beneficiou um milhão de pessoas em cinco anos, entre 2004 (15,1 milhões de analfabetos) e 2009 (14,1 milhões). Nesse caso, houve redução de 7% no número de analfabetos em todo o país.

Cerca de 20% da população com 15 anos ou mais enfrenta problemas com o analfabetismo funcional, segundo a Pnad. Eles têm menos de quatro anos de estudo completos e conseguem cumprir tarefas simples, como assinar o próprio nome, mas não são capazes de ler e escrever livremente.

Houve uma pequena redução de 0,3% na taxa de analfabetismo funcional entre 2008 e 2009. Já em um intervalo de cinco anos, a diminuição foi de 4% – os analfabetos desse gênero deixaram de ser um quarto da população.

Nordeste

O Nordeste – que inclui Estados como Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia – concentra 7,3 milhões de analfabetos, o maior número do país, segundo a Pnad. Mais de 40% deles têm 50 ou mais anos de idade.

Apesar disso, os Estados nordestinos são os que mais evoluíram no combate ao analfabetismo entre 2008 e 2009. Quase 140 mil pessoas que não sabiam ler já foram alfabetizadas.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, havia definido como meta o ano de 2020 para que o país acabe com o analfabetismo. Sua previsão é que a taxa chegue a 6,7% até 2015, em uma etapa intermediária.

A maior dificuldade está com a população idosa que vive em cidades pequenas ou na zona rural, afirmou o ministro na época. Outro problema é que muitas pessoas sem alfabetização têm problemas de visão – no programa Brasil Alfabetizado, por exemplo, 75% dos alunos não enxergam direito.

– Você cria a turma, alfabetiza o adulto e depois de um ano ou dois ele regride porque, sem o óculos, ele não vai ler.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas...

para lembrar

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...
spot_imgspot_img

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25...
-+=