03/09 – Embaixadas: Dilma vence em Paris e Roma; Serra em Londres

Embaixadas e consulados brasileiros divulgaram resultados extra-oficiais das votações realizadas fora do País. Nas apurações divulgadas, a candidata petista à presidência Dilma Rousseff liderou o pleito em Roma, na Itália, e em Paris, na França. Em Londres, na Inglaterra, o tucano José Serra foi o candidato com mais votos.

Em Paris, 2.150 votaram. De acordo com a apuração, 964 pessoas (46%) votaram na petista, 618 (29,6%) escolheram o tucano, 462 (22,1%) optaram por Marina Silva, do PV, 66 (1,6%) votaram branco ou nulo e 41 em outros candidatos.

A votação na capital francesa teve início às 8h (3h de Brasília) e se encerrou pontualmente às 17h (12h de Brasília), em um domingo que permaneceu nublado em Paris com temperatura oscilando entre 5° C e 20° C.

Em Roma, com o fechamento das urnas, os números preliminares e extra-oficias foram divulgados pelo embaixador José Viegas Filho por volta das 18h da tarde deste domingo (13h em Brasília). Os boletins emitidos indicavam que Dilma Rousseff tem 44,1% dos votos, José Serra, 32,6%, Marina Silva, 19,4%. Os demais candidatos somaram, juntos, 3,9%. Foram computados somente os votos válidos, excluídos, portanto, brancos e nulos.

Estavam aptos a votar 3488 pessoas. Destas, compareceram às urnas 1938 – 55,5% – percentual considerado bom pelo embaixador. “Ocorreu tudo dentro da normalidade e estou feliz pelo número de pessoas que veio votar”, disse.

Pela apuração do consulado geral do Brasil em Londres, o candidato do PSDB, José Serra, ganhou a maioria dos votos (1.118). Mas se dependesse dos eleitores brasileiros que votaram no Reino Unido, ele teria que ir para o segundo turno com a petista Dilma Rousseff (1.014 votos). Os resultados das apurações das 18 seções já foram transmitidos eletronicamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Em Londres, a votação foi encerrada às 17h (13h de Brasília). Dos 7 mil eleitores inscritos no consulado, menos da metade apareceu para votar (3.291)

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

para lembrar

Fora do mapa: documentário levanta debate sobre marginalização das favelas

Filme mostra que cada mapa representa muito mais do...

Urariano Mota: O estilo Bonner e Dilma

Por: Urariano Mota   A maioria dos brasileiros observou o comportamento...

“Amor pelo ‘progressista’ Lula”

No alto do conservador Drudge Report, ontem ao longo...

Direitos de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe

Passados 30 anos da adoção da Convenção sobre os...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança e ganham menos que os homens ao desempenhar a mesma função, apesar destes indicadores registrarem...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...
-+=