Xenofobia agora atropela italianos

Acostumados a colocar no lombo dos imigrantes a culpa pelo aumento do desemprego e da criminalidade, os italianos do norte, sobretudo da Lombardia, começam a sentir na pele o furor do preconceito.

Uma campanha contra os “trabalhadores fronteiriços” ganhou as ruas e a web no cantão suíço de Ticino nas últimas semanas, com um tempero acima de sarcástico.

“A farra dos ratos” (ou balairatt, no dialeto local, resíduo do dito popular “quando os gatos somem, os ratos fazem a festa”) é o site que utiliza três camundongos como protagonistas.

Um deles é um “pedreiro italiano”, outro um “assaltante romeno” e o terceiro o ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, cuja política fiscal tem atacado as evasões para o outro lado da fronteira. A farra, claro, fica por conta de um queijo suíço.

A polêmica seria menor não fosse por um aspecto geocultural: Ticino é um dos cantões da Confederação Helvética em que a língua oficial é o… italiano. Para adensar as controvérsias, os vizinhos da Lombardia, distantes como Araranguá de Torres, são acusados de “roubar empregos” de trabalhadores suíços.

O epicentro da campanha está na cidade de Lugano, a maior do cantão. Invasão de fronteira, violência urbana e opressão fiscal são os temas alardeados no site e nos cartazes. Nas justificativas, a denúncia de que um trabalhador italiano se contenta em receber um salário equivalente à metade do que tem direito um suíço.

As reações mais fortes surgem em províncias lombardas como Varese e Como, de onde milhares de trabalhadores italianos se deslocam. Na página de comentários do site, a baixaria rola solta de ambas as partes. Comedido, o portal VareseNotizie tanto alerta quanto relativiza a celeuma:

Se de um lado seria perigoso subestimar a campanha, enfatizá-la acaba por torná-la bem-sucedida. E uma campanha publicitária, como se sabe, só atinge sucesso quando se fala dela, bem ou mal.

 

Fonte: RefuniteBrasil

+ sobre o tema

“Estereótipo” Rapper Rashid disseca 517 anos de história e privilégios em novo clipe

Canção contundente sobre racismo e igualdade racial estará no...

Policiais do Tigre são presos acusados de injúria e violência

Delegado Paulo Cerqueira garante que os agentes não ficarão...

Deputado retira de pauta na Câmara artigo sobre cota racial para TV

Deputado retira de pauta na Câmara artigo sobre cota...

Jovem arrecada R$ 39 mil após pai cortar faculdade por namorar negro

Empresário nega racismo e diz que filha ‘precisava sair...

para lembrar

Inscrições abertas para edital Juventude Viva

Entidades interessadas têm até o dia 06 de setembro...

Racismo sem limites nas redes sociais

Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ vai acionar MP...

Detida por suspeita de dirigir alcoolizada, americana argumenta com policial: ‘Sou branca’

Uma mulher americana presa após desrespeitar um sinal vermelho...

Racismo no transporte já foi presenciado por 72% dos brasileiros

Pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que 72% das pessoas...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=