África do Sul pode proibir vuvuzela nos estádios de futebol

As famosas vuvuzelas do último Mundial podem ser proibidas nos estádios de futebol sul-africanos se os torcedores do clube mais popular do país, o Kaizer Chiefs, não melhorarem seu comportamento, disseram autoridades.

O Kaizer Chiefs recebeu uma multa recorde de 500 mil rands (equivalente a 72.130 dólares), suspensa por 12 meses, e seu presidente foi obrigado a pedir desculpas publicamente depois de torcedores terem atirado duas vuvuzelas e um repolho no gramado durante uma partida recente, contra o Moroka Swallows.

“Se as vuvuzelas continuarem sendo usadas como mísseis, elas podem ser proibidas nas partidas da Primeira Liga”, afirmou o promotor da competição, Zola Majavu, em coletiva de imprensa.

“Se um torcedor dos Chiefs jogar um pedaço de pão que seja no campo, os Chiefs vão perder 500 mil rands”, completou Majavu.

O clube, cujos torcedores receberam os créditos por terem tornado as barulhentas vuvuzelas um artigo popular na cultura futebolística sul-africana, teve de pagar uma multa de 21 mil rands pela audiência disciplinar e recebeu instruções para realizar uma coletiva de imprensa e denunciar o mau comportamento de seus torcedores.

“Pedimos que ajudem a identificar os maus elementos, que têm a intenção de causar problemas. Assim que eles forem identificados, pretendemos colocá-los em uma lista negra”, afirmou o presidente do clube, Kaizer Motaung, em uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira.

Nos últimos anos, torcedores sul-africanos começaram a levar pães e repolhos aos campos, comendo-os em frente às câmeras de televisão para simbolizar que estavam “comendo” seus adversários.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Partido Socialista francês terá primeiro líder mestiço da história do país

O eurodeputado Harlem Désir, ex-líder da associação SOS Racismo,...

Comunidades quilombolas já podem solicitar auxílio para ações do Dia da Consciência Negra

Comunidades quilombolas das Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco...

Académico defende línguas africanas como ferramenta indispensável na democratização do continente

Luanda - O académico Dionísio José defendeu hoje, terça-feira,...

para lembrar

Atriz Ruth de Souza morre no Rio aos 98 anos

Morreu neste domingo (28) a atriz Ruth de Souza,...

Denúncia Túnel Mata Fria-Mairiporã

DENÚNCIA Os descendentes de negros forros e de quilombolas residentes...

Fifa orienta 32 seleções do Mundial a ajudarem Haiti

Entidade 'aconselha' equipes a doarem 2% da renda de...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=