SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2010: Pinda valoriza cultura africana em eventos culturais

Olho “Na dança, na literatura, no canto, na imagem, nas palavras. O negro originário e o descente são homenageados em diversos eventos culturais em Pindamonhangaba”

Imagem: divulgação

Para difundir a arte e a cultura africana no Brasil a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura oferece diversos eventos culturais a partir de segunda-feira (8). Entre os eventos estão apresentações de afro, jazz, mostra de fotografia, artes plásticas e literatura, exposição de máscaras e artesanatos, lançamento de livros, entre outros.

Os interessados em participar da Mostra “Vozes da África” devem procurar o Departamento de Cultura, (rua Dr. Campos Salles, 530, São Benedito), para se inscrever nas  diversas modalidades, como fotografia, artes plásticas e literatura. As inscrições serão recebidas até o dia 12 de novembro, das 8 e 17 horas. O tema da mostra é “A influência da cultura africana no Brasil”.

Os eventos relacionados  ao “Vozes da África” serão realizados por meio da Prefeitura de Pindamonhangaba, Xiré Alamoju, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba e Associação dos Artistas Educadores do Vale do Paraíba (Arteduvale).

De 8 a 12 de novembro  serão realizadas as apresentações de afro jazz nas escolas municipais, de 17 a 30 de novembro será feita a mostra “Vozes da África” no museu histórico e pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina. No dia 20 será comemorado o Dia da Consciência Negra, na praça Monsenhor Marcondes, a partir das 9 horas, com apresentação de maculelê, samba de roda, capoeira e balé afro jazz.

O “Vozes da África” ainda contará com a exposição de máscaras do grupo Arteduvale de 20 a 30 de novembro, das 9h30 às 22 horas, na antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. A entrada é gratuita. Também no dia 20,  às 14 horas, haverá o lançamento do livro “Hoje a divindade suprema”, do escritor nigeriano Chef Lance Dadá Okemuyiwa, na travessa Rui Barbosa, 37, centro.

No dia 21 haverá oficinas culturais de danças afro-brasileiras e construção de instrumentos de percussão das 15 às 17 horas. De 23 a 25, das 19h30 às 21 horas, haverá exibição de vídeos e roda de discussão. Na mesma data será oferecida a ‘contação de histórias’, das 14 às 15h30. Todas as atividades mencionada acima serão realizadas na antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, com o grupo Arteduvale.

Fonte: Vale News

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Inscrições abertas para o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

    O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento receberá até 19...

Seafro lança projeto Afroaids com ciclo de palestras em Macapá

Evento será realizado nos dias 16 e 17 de...

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista ‘Sem passar pela vida em branco’

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista "Sem passar pela...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=