Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

 

Começou no último sábado (13), a segunda edição do Festival Afro Brasileiro que prossegue até o próximo dia 30 com uma ampla programação. Realizado pela Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e apoio da Acim, Sivamar e Sindivest, o evento terá uma série de eventos culturais, esportivos e exposições voltada a toda comumidade.

O assessor de Promoção da Igualdade Racial, Ademir Félix de Jesus, convida toda a comunidade para os eventos do festival. Nesta segunda edição teremos vários eventos públicos em vários locais de Maringá, todos abertos ao público, lembrou.

O primeiro evento, realizado no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, foi o Campeonato e Workshop de Dança de Rua, reunindo convidados de Maringá e cidades vizinhas no último final de semana. O público assistiu a apresentações de capoeira, Bumba meu Boi, dança de rua, skate, step e hip hop, visitou exposições e participou de palestras. Na Escola Milton Santos, o educador Paulo Bahia, do Centro Cultural Jhamayca, apresentou o espetáculo de bonecos Um Conto de Nagô, peça produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Dentro da programação do Festival Afro Brasileiro, a Pastoral Afro da Arquidiocese de Maringá realizou na segunda-feira uma Missa Afro, abrindo as comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra na arquidiocese. O evento a cargo dos padres Ivandir e José foi na Capela de São Benedito, no Conjunto João de Barro e Santa Felicidade.

Segundo a arquidiocese as celebrações da Semana da Consciência Negra em Maringá reafirmam o Documento de Aparecida, em relação ao respeito, consideração e valorização da história do povo negro no continente latino-americano.

Na última terça-feira, alunos e educadores do Colégio Estadual Duque de Caxias também iniciaram as atividades da Semana Nacional de Consciência Negra na escola. Os alunos desenvolvem e apresentam trabalhos referentes à história dos negros na colonização e formação cultural do povo brasileiro. O 2º Festival Afro Brasileiro prossegue com ampla programação voltada a toda comunidade até o próximo dia 30 de novembro.

Autor: Assessoria de Comunicação: PMM

+ sobre o tema

O protagonista invisível

possibilidade de atualização. Com isso, o autor reforça também...

Você deixou um legado, diz Neymar a Ronaldinho; veja homenagens

Após o anúncio da aposentadoria de Ronaldinho Gaúcho, jogadores...

Hoje na História, 1925 nascia Mãe Stella de Oxóssi

Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi,...

Nota de Pesar pelo falecimento de Yá Mukumby

A SEPPIR lamenta profundamente a morte de uma das...

para lembrar

Os desafios da comunidade negra

Adney Araújo de Abreu, nascido em São Paulo, na...

Imigração seletiva é recorrente na História do país

Política nacional de migração prioriza a drenagem de cérebros,...

Covid-19: Moçambique recebe primeiras vacinas da China

A primeira vacina para a covid-19 chega esta quarta-feira...

Achados arqueológicos do Cais do Valongo estão abandonados em terreno no Porto

Considerado um dos mais ricos e completos acervos sobre...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=