Hospitalização de Mandela causa inquietação na África do Sul

A hospitalização do ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz Nelson Mandela causou uma forte inquietação no país.

Mandela foi levado na quarta-feira de seu domicílio do luxuoso bairro de Houghton para o Hospital de Milpark, em Johanesburgo, para fazer exames de rotina, como informou a Fundação que leva seu nome, e nesta quinta-feira segue internado no centro médico.

Os rumores sobre a delicada saúde de Mandela vinham sendo divulgados nos últimos dias. Na terça, o também prêmio Nobel da paz e arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, disse que, em um ato na luta contra a tuberculose o encontrou “frágil”. “Ele está bem, é um homem de 92 anos e, portanto, está frágil”, disse Tutu.

Na quarta-feira, a Fundação Mandela, em comunicado, no qual anunciava sua hospitalização para exames de rotina, dizia: “não está em perigo e está disposto”.

O jornal local The Star aponta nesta quarta que Mandela, retirado da política e com saúde frágil, que foi diagnosticado com câncer de próstata em 2001, foi examinado por um pneumologista e está em uma ala reservada do hospital, sob forte medida de segurança.

O pneumologista Michael Plit confirmou ao jornal que havia examinado Mandela e declarou que “foi internado para estudar seu estado”.

Esta foi a única informação sobre o estado do ex-governante, o primeiro presidente negro da África do Sul eleito em 1994, após a queda do regime segregacionista do “apartheid”.

Um grande número de familiares e amigos de Mandela, assim como correligionários do partido governante na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (CNA), visitaram o hospital, ao redor do qual se concentraram dezenas de jornalistas da imprensa local e grande quantidade de público.

Segundo a agência local “SAPA”, a concentração de pessoas e veículos no entorno do hospital, cercado pela Polícia, ocasionou problemas de circulação e impediu a chegada de estudantes em uma escola próxima.

Diante desta inquietação, que se reflete nos meios de comunicação, que dedicam amplos espaços e tempo à hospitalização de Mandela, o CNA pediu “calma” à população e seu porta-voz, Jackson Mthembu, reivindicou que “não se dispare o alarme inutilmente”.

Por sua vez, a Presidência Sul-Africana também assinalou que o atual chefe do Estado, Jacob Zuma, que está na Suíça, assistindo ao Fórum Econômico Mundial de Davos, não deve retornar com urgência o país pelo motivo e voltará nesta sexta.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Masculinidades e feminilidades negras em diálogo

Os estudos de gênero são uma área de conhecimento...

Salvador recebe Mostra Nacional de Negras Autoras dias 21 e 22 de janeiro

Mais de 20 mulheres negras – artistas, compositoras, poetas...

Vida e arte de Basquiat vão se transformar em um musical na Broadway

Apesar de muita gente torcer o nariz para musicais,...

para lembrar

Hoje na História há 100 anos, nascia Billie Holiday

“Ninguém canta como eu a palavra "fome" ou a...

Mart’nália:Cantora carioca lança CD e DVD gravados em Luanda, na África

Samba africano: Mart'nália segue os passos do pai...

Cidinha da Silva lança ‘Um Exu em Nova York’ na UFMG

Belo-horizontina radicada em São Paulo, a escritora participa de...

Taís e Lázaro emocionam o público em peça sobre Martin Luther King

Lázaro Ramos e Taís Araújo subiram ao palco do...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=