Em novo ataque, John Galliano é filmado dizendo “amo Hitler”

 

O estilista britânico, John Galliano, suspenso na semana passada pela maison Dior por supostos insultos antissemitas, foi filmado dizendo “eu amo Hitler”, segundo vídeo divulgado na segunda-feira (28) pela imprensa britânica.

“Amo a Hitler”, dizia o estilista de 50 anos com voz titubeante e visivelmente alcoolizado, a um grupo de pessoas sentadas próximo a ele em um café. No vídeo de 40 segundos, publicado no site do tablóide The Sun, Galliano aparece proferindo frases de impacto como: “gente igual a vocês deveriam estar morta hoje. Suas mães, seus antepassados, deveriam ter sido acabados pelo gás”. A gravação foi feita por uma das pessoas do grupo no mesmo café no bairro de Marais, centro de Paris, França, onde ocorreu um incidente similar na semana passada.

Depois das palavras ditas por Galliano, uma voz feminina diz: “Meu Deus, você tem problemas”, ao que o estilista responde: “Você é feia”.

O tablóide The Sun que não informa quando o vídeo foi feito, acrescenta que o grupo era composto por franceses e italianos e nenhum judeu. “Galliano estava sentado sozinho com sua bebida na mão quando nós nos sentamos à mesa ao lado”, explica o autor do vídeo. “Ele não parava de se intrometer, fazendo comentários sobre nós e sobre o que dizíamos. Nós sabíamos quem ele era. Estávamos atônitos por causa das coisas que ele diz, mas aí ele começou a fazer comentários antissemitas horríveis. Suas palavras eram repugnantes. Era puro racismo”, acrescentou.

Segundo o jornal francês Le Parisien, outra jovem francesa denunciou no sábado (26), os insultos antissemitas que Galliano teria feito em outubro de 2010 no mesmo café La Perle. Neste incidente, aparentemente sem relação com os anteriores, Galliano debochou do físico da denunciante antes de proferir os insultos em inglês.

Galliano foi detido na noite de quinta-feira (24), em Paris, por agressão e por ter utilizado palavras de caráter antissemita. O estilista, que negou as acusações, teve suas funções como diretor artístico da Christian Dior suspensas pela maison até a conclusão das investigações.

Segundo a polícia, o estilista teria insultado um casal no terraço de um café do Marrais, conhecido por ser o bairro judaico da capital francesa. Um teste de bafômetro revelou 1,1 mg de álcool por litro de sangue – muito acima do limite permitido para dirigir. O episódio aconteceu justamente no café La Perle, popular no meio da moda e entre a comunidade homossexual. De acordo com a rádio francesa Europe 1, que citou o casal envolvido na briga, Galliano teria dito, em inglês, “seu judeu de cara suja, você devia estar morto”, além de “seu asiático desgraçado de merda, eu vou te matar”. Os dois teriam chamado o estilista de “imundo e nojento”. A princípio, Galliano ignorou a ofensa, mas depois teria dito à mulher, “você é feia e sua bolsa é horrível também”.

Após o incidente, Galliano, foi rapidamente detido pela polícia e levado a uma delegacia do oitavo distrito, onde foi interrogado. Pouco depois, foi liberado por ordem da promotória.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Healing America: O Compromisso de um Financiador com a Equidade Racial

A Fundação W. K. Kellogg lançou uma iniciativa agressiva...

Wanda Sykes – Racismo Reverso (Legendado)

Wanda Sykes - Racismo Reverso (Legendado) Traduzido e legendado por:...

A situação colonial, ou a arrogância do colonizador

Zoológicos humanos: entre 1877 e 1912, foram montadas, em...

Caixa Econômica Federal se defende por mostrar Machado de Assis branco

Está no ar a campanha comemorativa pelos 150 anos...

para lembrar

Preta Gil vai processar Jair Bolsonaro por declaração na TV

  O deputado Jair Bolsonaro acaba de ganhar...

Como o racismo afeta a saúde dos negros, segundo a ciência

São Paulo – Além dos diversos problemas sociais conhecidos...

Vôlei brasileiro tem denúncias de racismo em dias consecutivos, e atletas cobram confederação

A Superliga B, segunda divisão da principal competição de vôlei do...

Berlusconi: ‘Milan deixará o campo se sofrer abusos racistas’

O Milan deixará o campo de jogo toda vez...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=