Dilma diz que pretende derrubar juros durante seu governo

Motivo é tornar juro compatível com a taxa internacional.

‘Esse é o desafio que Brasil vai ter de enfrentar’, disse, na China.

 

 

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (12), em Pequim, que pretende “derrubar” o juro ao longo de seu governo, para torná-lo compatível com a taxa internacional. De acordo com a presidente, esse é o “grande desafio do Brasil” e queda deve acontecer ao longo de quatro anos.

“Não vou derrubar depois de amanhã. Estou dizendo que é num horizonte de quatro anos. É possível, sim, perfeitamente. Esse é o desafio que o Brasil vai ter de enfrentar, pelo menos desta vez”, afirmou.

A declaração de Dilma ocorreu ao término de um dia repleto de compromissos entre ela e o presidente da China, Hu Jintao.

Câmbio é motivo de preocupação

A presidente admitiu que o câmbio no Brasil ainda é motivo de “grande preocupação”. “Nós temos tomado todas as medidas num quadro em que a política cambial é de câmbio flexível. Todos nós sabemos, perfeitamente, o porquê nós estamos [fazendo isso]. Vai desde a política de ajuste dos países desenvolvidos até o fato de que o Brasil ainda opera com taxa de juro mais elevada que o resto do mundo”, argumentou a presidente. “Não é uma situação que nós resolvamos por decreto.”

Dilma afirmou que o governo está “consciente, alerta e tomando todas as medidas necessárias para que isso não se transforme em problema maior do que já é.”

Ao ser questionada sobre as reclamações de empresários brasileiros, que dizem ter dificuldades para exportar para a China, justamente por conta do câmbio, a presidente disse que hoje o mundo assiste a um processo pelo qual a disponibilidade de grande liquidez provoca processos “extremamente instáveis” de valorização de moedas.

“Temos visto um esforço imenso que o Ministério da Fazenda e o Banco Central vêm fazendo no sentido de coibir movimentos especuladores. Vamos continuar perseguindo isso”, insistiu.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido...

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente....

para lembrar

Modéstia à parte, meus poetas

Noel Rosa (1910-1937), poeta da carioca Vila Isabel e...

A pureza das perguntas

A vida se cobre de simplicidade após a reflexão...

Empreendedor Social anuncia os 12 finalistas de 2021; vote no seu preferido

Espaços para cuidar dos profissionais da saúde, robótica espacial...

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram preocupação com o novo edital para contratação de 12 mil câmeras corporais para a Polícia...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de famílias cristãs e heterossexuais" foi marca de destaque da convenção do Vox - Viva 24,...

Aprovado no Senado, PL dos planos de adaptação esboça reação a boiadas do Congresso

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15/05) o Projeto de Lei 4.129/2021, que cria diretrizes para a elaboração de planos de adaptação à...
-+=