Museu Afro Brasil organiza debates para comemoração do Dia de África

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Brasil, em parceria com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo, realiza, desde terça-feira, o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus, em comemoração do Dia de África.

Na abertura fez-se o lançamento da edição em português do livro “Flash of the Spirit”, de Robert Farris Thompson, e a inauguração da exposição “Mulheres Negras: a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira”. No mesmo dia, houve a apresentação do Grupo Gegê-Nagô de Cachoeira, da Baía.

O encontro, que decorre até amanhã, no Parque do Ibirapuera, tem como objectivo discutir as formas de interpretar a arte africana contemporânea e a sua inserção em museus brasileiros e internacionais. Durante o evento tem lugar uma mesa-redonda com convidados de instituições internacionais, que vão debater como os museus têm representado o continente africano. Entre os participantes estão curadores e pesquisadores do Museu Nacional de Arte Africana do Smithsonian Institute (Washington), Museu para a Arte Africana (Nova Iorque), Museu de Arte e Origens (Nova Iorque), Museu de Arte de Cleveland, Museu Nacional do Mali, entre outras entidades.

A exposição “Mulheres Negras”, que tem a curadoria de Emanoel Araújo, com entrada gratuita, apresenta fotos do etnólogo francês Pierre Verger e do brasileiro Adenor Gondim, este último exibindo fotos sobre os aspectos da cultura, religiosidade e do quotidiano da Baía, em especial da cidade de Cachoeira. A exposição reúne ainda os famosos balangandãs baianos e uma imagem original da Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX.

Há ainda a produção de um mural com a artista plástica americana Chanel Compton, do Instituto Smithsonian (EUA), uma das mais consolidadas instituições museológicas do mundo.

Compton vai criar, com a colaboração de 14 jovens de projectos sociais, um mural de 20 metros, com o tema “A herança da cultura africana nas artes visuais dos EUA e do Brasil”. A obra vai ser inaugurada no encerramento do encontro e vai estar aberta ao público.

 

Fonte: Jornal de Angola

+ sobre o tema

Divulgado pôster de filme sobre Nelson Mandela

O site "Yahoo Movies divulgou o primeiro pôster de...

Ser do Ceará

Cearense, o que é ser desta terra, quais são...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como...

Morre Tina Turner, cantora considerada a rainha do rock’n’roll, aos 83 anos

Morreu nesta quarta-feira, dia 24, a cantora Tina Turner, aos 83...

para lembrar

Pele negra exige cuidados diferenciados

A pele negra tem vantagem em relação à branca...

Comova-se com trailer do filme póstumo de Whitney Houston

Foi divulgado o primeiro e comovente trailer de "Sparkle",...

Universidade Lusíada de Angola e Fundação Nelson Mandela rubricam acordos

Luanda – A Universidade Lusiada de Angola (ULA)...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=