Acordo firmado entre MinC e Sebrae beneficiará produção criativa quilombola e indígena

O Acordo de Cooperação assinado, na última sexta-feira (30), entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Sebrae poderá beneficiar comunidades quilombolas e indígenas, entre outras, ao propor a construção e expansão de ações para a economia criativa brasileira e seus atores. Na semana passada, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, assinaram o documento que formalizou a parceria.

A iniciativa prevê, além das ações já definidas em acordo geral firmado em 2010, a estruturação de Observatórios da Economia Criativa, que irão sistematizar dados e informações sobre o setor. Além disso, serão implantados os Criativas Birô, escritórios que darão suporte técnico aos empresários do setor.

“Hoje em dia não dá para se pensar em uma estabilidade na cultura sem pensar numa política de Estado voltada para a sustentabilidade, porque o setor é informal e desarticulado”, declarou a ministra. Até 2015, serão investidos mais de 3 milhões de reais em ações de mapeamento, capacitação, apoio ao mercado, geração de negócios e gestão empresarial para a competitividade.

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o mapeamento ajuda a capacitar e melhorar a gestão empresarial dos empreendimentos em economia criativa. “O Brasil hoje é um grande mercado consumidor, tem um avanço forte da classe média e isso é muito importante para essa economia”, afirmou Barreto.

O setor criativo brasileiro

Para se ter uma noção da dimensão dessa nova economia no país, cerca de 3,7 milhões de pessoas trabalham para algum segmento criativo – design, moda, gastronomia, música, artesanato, novas mídias, games, entre outros. As micros e pequenas empresas, juntamente com os empreendedores individuais, categoria que fatura até 60 mil reais/ano, representam 99% do total de empresas no Brasil.

Fonte: Mulher Negra

+ sobre o tema

Ator indígena de ‘O último dos moicanos’ morre aos 71 anos

Russell Means foi um dos principais ativistas do movimento...

Elizeth Cardoso, a voz divina da bossa nova

Cantora, mãe solo e divorciada na década de 1930,...

Vogue Itália de maio ressalta a beleza negra

A última edição da Vogue Itália de maio é...

para lembrar

A Negra Felicidade

A história de uma mulher alforriada que volta a...

Iphan quer incluir Cais do Valongo como patrimônio da humanidade

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil O Instituto do...

Americana de 106 anos dança de alegria em encontro com casal Obama

Americana de 106 anos dança de alegria em encontro...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=