Martinho da Vila: Valeu, Zumbi! Viva Angola!

Para os que veneram o Rei do Quilombo dos Palmares, hoje é o Dia de Zumbi. Para muitos, o 20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra e os mais reflexivos o têm como o Dia da Conscientização Brasileira.

Não é um feriado só alusivo aos negros e, portanto, é reservado para se refletir sobre a participação dos afrodescendentes na formação do Brasil e suas condições na sociedade. É obrigação da classe dominante planejar a inclusão social dos cidadãos pretos, cuja maioria vive na pobreza.

Este foi um dos assuntos da conversa informal que tive com alguns amigos na sexta-feira antepassada, dia 11 de novembro, em Brasília, onde aconteceu o evento comemorativo dos 36 anos de Independência de Angola. Foi uma festa pomposa e emocionante, com muita gente bonita elegantemente vestida.

Os militares envergavam seus coloridos uniformes de gala e eu, por não ter visto no convite a observação de que o traje deveria ser a rigor ou passeio completo, cometi uma gafe — fui sem paletó e gravata. Mesmo assim me dei bem.

Os membros do cerimonial se achegaram sorridentes para me abraçar e eu falei que não iria entrar porque não estava vestido a caráter. Um deles me disse como quem dá uma ordem: “Vais ter de entrar sim, porque tu és parte integrante desta comemoração”. Uma senhora radiante completou: “Vejam só, ele está muito bem, inclusive de sapato”. Risos.

Paulo Mateta, o Adido de imprensa, me acompanhou ao lugar reservado na mesa principal e disse-me que eu seria bem acolhido mesmo se estivesse de sandália.Estavam presentes todos os embaixadores da lusofonia, alguns de outros países africanos, e eu fui saudado pelo anfitrião, o diplomata Nelson Manuel Cosme, como o Embaixador Cultural de Angola no Brasil.

A Unidos de Vila Isabel marcou presença com uma bela mostra de fantasias do enredo ‘Semba Lá que eu Sambo cá, O Canto Livre de Angola’, tema da escola para o próximo Carnaval. Abrindo a cerimônia, Os Dragões da Independência tocaram os respectivos hinos e o Embaixador Nelson Cosme fez um discurso vibrante e conciso.

Falou da amizade entre as duas nações, lembrou que o nosso País foi o primeiro a reconhecer a Independência de Angola e deu ênfase ao fato de estar comemorando 10 anos de paz. Levantou uma taça, fez um brinde, deu vivas e convidou a todos para saborear alguns pratos da rica culinária angolana: calulu, muamba de galinha, fungis de milho e de bombó… Delícias que eu saboreei ao lado da embaixatriz Neogilda. Aproveitei a ocasião e a convidei para desfilar no carro abre-alas da Vila Isabel, escola que vai encerrar os desfiles no domingo de Carnaval.

Fonte: O Dia

+ sobre o tema

Rihanna quer interpretar Whitney Houston

Rihanna negou os boatos de que já estaria contratada...

Padê Poema 53 – Cuti

Padê Poema 52  

Angolanos na diáspora participam na Reunião Juvenil Euro-África em Braga

Lisboa - Dez jovens angolanos, integrados em várias...

Chris Brown quebra janela de camarim de programa de TV

Chris Brown quebrou uma janela do camarim e saiu...

para lembrar

Intolerância Religiosa e 20 de Novembro dia da Consciência Negra

Intolerância Religiosa e 20 de Novembro Dia da Consciência...

Exposição revela vida dos negros em bairro de Nova York nos anos 1970

No início de 1969, David Smikle, um estudante negro...

Filha mais nova de Mike Tyson morre após acidente doméstico nos EUA

A filha mais nova de Mike Tayson, ex-boxeador americano,...

Roupas no estilo africano para as mulheres

O estilo de se vestir das mulheres africanas é...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=