Câmara apresenta plano de ações administrativas para a equidade de gênero e raça

A Câmara vai adotar medidas políticas e administrativas de promoção da igualdade entre homens e mulheres e entre todas as raças, nos termos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Nesta quarta-feira (23), o presidente Marco Maia e a Procuradora Especial da Mulher, deputada Elcione Barbalho, entregaram formalmente cópia do Plano de Ação da Casa para a Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Ministra Iriny Lopes.

Em rápida solenidade que contou com a presença de deputadas e de diretores da Câmara, a Procuradora Especial da Mulher destacou a importância de se adotarem medidas concretas de incentivo à igualdade de condições de trabalho, salariais e de apoio às mulheres e a todas as raças, lembrando que metade da força de trabalho é do sexo feminino e que, portanto, devem ser ocupados pelas mulheres número equivalente de cargos de chefia.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pediu às deputadas e ao presidente da Câmara, Marco Maia, apoio para a votação em plenário da Lei de Igualdade de Gêneros e Raças, que desde março tramita em regime de urgência, e disse que a Lei vai impor a equidade não apenas na administração pública, mas especialmente na iniciativa privada, que é onde trabalha a maioria das mulheres.

O presidente Marco Maia enfatizou que a Câmara está empenhada na efetiva implantação do Programa de Equidade, não apenas porque definiu um plano de ações concretas nesse sentido, mas também por admitir publicamente que existem desigualdades de tratamento. “O primeiro passo para corrigir as falhas é reconhecer publicamente que elas existem e fazer a mea culpa” – afirmou.

A Câmara aderiu formalmente ao Programa Pró-Equidade em junho de 2011, criando um grupo de trabalho que, em 11 de novembro, concluiu a elaboração do documento que reúne as ações a serem implantadas para tornar mais justas e igualitárias as condições de trabalho na Casa. É esse o plano de metas que foi entregue oficialmente à Ministra.

O Programa Pró-equidade de Gênero e Raça está em seu 4º ano e objetiva promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas instituições públicas e privadas por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. É uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscrita na Constituição Federal de 1988.

Conta ainda com o apoio da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho – (OIT – Escritório Brasil).

Fonte: Câmara

+ sobre o tema

Cunha é denunciado à OEA por barrar aborto legal

A Associação Artemis de defesa dos direitos das mulheres...

Canadá autoriza uso do véu islâmico para mulheres policiais

Com a esperança de recrutar mais mulheres muçulmanas, a...

Mãe Preta – Memória da escravidão, maternidade e feminismo em exposição na galeria pretos novos de arte contemporânea

As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas desde meados do...

Bancada feminina da Câmara diverge sobre veto à minissaia e ao decote

Mesa Diretora estuda regras de vestimenta para mulheres na...

para lembrar

Reflexões sobre as mulheres negras dão início à Campanha pelo fim da violência contra a mulher

A programação da campanha tem o propósito de mobilizar...

Pela primeira vez, Oscar tem três atrizes negras na mesma categoria

Pela primeira vez em 88 anos de Oscar, três...

30/04 – Nota da Ministra Eleonora Menicucci pelo Dia das Trabalhadoras Domésticas

O Dia das Trabalhadoras Domésticas, às vésperas do 1°...

Vítimas: inversão e banalização

A questão das vítimas é das mais delicadas. Nunca...
spot_imgspot_img

‘A gente pode vencer e acender os olhos de esperança para pessoas negras’, diz primeira quilombola promotora de Justiça do Brasil

"A gente pode vencer, a gente pode conseguir. É movimentar toda a estrutura da sociedade, acender os olhos de esperança, principalmente para nós, pessoas...

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...
-+=