Jovens do Estado do Rio de Janeiro se preparam para Rio+20

As mobilizações para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) já começaram. No Rio de Janeiro, estado que sediará o evento mundial, ativistas realizarão, de 12 a 15 de abril, o 1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude. O encontro está marcado para ocorrer na cidade de Armação de Búzios com a participação de jovens de várias regiões do estado.

Caio Lisboa, integrante do Coletivo Búzios Jovem e um dos organizadores do evento, explica que a intenção é reunir as juventudes do Rio de Janeiro para discutir sobre a Rio+20 e os temas que estão na pauta da Conferência internacional, como erradicação da pobreza, economia verde e governança global. “O jovem tem que estar envolvido para fortalecer o debate, inserir a juventude no debate”, comenta.

A expectativa, de acordo com ele, é que o Encontro consiga reunir cerca de 150 jovens de todo o estado. Durante quatro dias, participarão de formações, mobilizações e articulações para a Rio+20. “É um evento preparatório. Vamos traçar metas, objetivos, planejar, refletir [sobre a Conferência das Nações Unidas] para mobilizar em ações”, afirma.

Caio reforça a importância da atuação da juventude neste momento. De acordo com ele, a Rio+20 acontece quando ainda “há pouco o que celebrar”. Caio lembra que, 20 após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO92), muitas metas estabelecidas naquele momento ainda não forma cumpridas. “A discussão entrou em pauta, mas ainda há muito a se fazer. Precisamos debater os ‘buracos’ não cumpridos”, observa.

Para isso, a participação da juventude, na visão do integrante do Coletivo Búzios Jovem, é fundamental, já que os efeitos das ações de hoje serão sentidos no futuro. “A importância da juventude [nesse espaço de discussão] é primordial. O ‘futuro é nosso’, as ações podem nos prejudicar diretamente no futuro”, comenta.

O1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril no Centro Municipal de Educação Integrada (Cemei), em Búzios (como também é chamada a cidade), no Rio de Janeiro. Durante os quatro dias, as/os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, além de discutir sobre o papel da juventude na Rio+20 e na Cúpula dos Povos e traçar ações para os eventos. À noite, o momento de integração será na Praça Santos Dumont.

Rio+20

Duas décadas depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO92), presidentes e chefes de Estado e Governo de diversos países retornam ao Rio de Janeiro para debater sobre os planos na área do desenvolvimento sustentável na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

O evento ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital do Estado e se centrará em dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Só um terço das mulheres conhece fatores de risco para câncer de mama

Apesar de o câncer de mama ser um dos tipos que...

Conferência de Saúde aprova gestão 100% pública para o SUS

A 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), encerrada neste...

Afrojob: empreendedoras apostam em tranças e turbantes para abordar identidade e resistência do povo negro

Na terceira edição da série especial sobre afroempreendedorismo, G1...

para lembrar

Evangélicos tentam manter liderança em comissão de Feliciano

Integrantes da bancada evangélica da Câmara dos Deputados...

Desmentida por José Serra, Sheila reafirma que mulher dele fez aborto

'É muito fácil declarar alguns valores que o mundo...

Bancada evangélica consegue extinguir comissão alternativa a Feliciano

Sob pressão da bancada evangélica, o comando da Câmara...

Estado dos EUA aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo

Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=