Ministra da Igualdade Racial vem a Alagoas assinar Termo de Compromisso

 

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, vem a Alagoas nesta segunda-feira (23) para cumprir agenda de trabalho. No Estado, a ministra e o governador Teotonio Vilela Filho vão assinar do termo de compromisso para ações integradas nas comunidades quilombolas. O ato vai ocorrer às 9h30 no Palácio República dos Palmares e contará com a presença da secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born.

O termo de compromisso é voltado áreas de acesso à infraestrutura e qualidade de vida, desenvolvimento local e qualidade de vida, inclusão produtiva e direitos e cidadania. Serão priorizadas as comunicadas quilombolas mais pobres e as ações deverão ser desenvolvidas pela Seppir e Casa Civil da Presidência da República em conjunto com 25 órgãos federais.

Após a assinatura do termo, a ministra se reunirá com lideranças de comunidades quilombolas, religiosos, e de movimentos negros. Em Alagoas, Luiza Bairros também irá conceder entrevistas em telejornais.

A assinatura do Termo de Compromisso é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos desde setembro do ano passado.

Seminário

Uma equipe técnica da Seppir esteve em Alagoas e realizou, em parceria com a SEMDH, o Seminário Brasil Quilombola, no qual foram discutidas todas as ações que poderiam ser desenvolvidas com a ajuda da Seppir. O seminário foi dividido em três ações: acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos e cidadania.

A partir desses eixos foram levantadas todas as demandas de atuação desses setores e a Secretaria elaborou o plano Agenda Quilombola para o Estado de Alagoas, que foi enviado para o Governo Federal.

A Agenda Brasil Quilombola traduz todas as demandas das 66 comunidades quilombolas de Alagoas, inclusive, elegendo prioridades de acordo com as necessidades de cada localidade.

 

Fonte: Xangô Rezado Alto

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

MEC aprova primeiro curso de Libras em Maringá

O Ministério da Educação (MEC) credencia a Faculdade Eficaz...

Educando nossos crespinhos

Em tempos de luta pela educação, precisamos pensar o...

O afro-descendente e a construção do Brasil

A África foi a parte essencial da formação cultural,...

Livre docente da USP e ex-preso: “Não é papel da educação mudar o criminoso”

O professor Roberto da Silva na sacada de sua...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=