ABC repudia ato racista contra Carlinhos Santos

O ABC Futebol Clube lamenta e repudia o episódio envolvendo o volante Carlinhos Santos e um torcedor do América, ocorrido no domingo (29), durante o jogo realizado no estádio Nazarenão, em Goianinha.

Ainda no primeiro tempo do jogo, vários torcedores do América proferiam xingamentos contra o treinador Leandro Campos e os atletas do ABC que se encontravam no banco de reservas. Para Carlinhos, que estava posicionado mais próximo dos torcedores, um dos torcedores se referiu com as seguintes palavras: “Sai daí seu macaco”. Indignado com o ocorrido, o atleta alvinegro denunciou o fato ao policiamento presente, que de pronto prendeu o acusado, encaminhando-o à delegacia.

Segue a nota de repúdio:

Há 96 anos o Mais Querido mantém dentro e fora de campo algo que é imprescindível em qualquer instituição que se preze, que é a moral e a ética, inclusive sendo esses alguns dos principais motivos de sermos um dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Quanto ao fato ocorrido, o ABC deixa claro que repudia qualquer tipo de preconceito ou racismo, seja no esporte ou em qualquer meio da sociedade. É justo destacar que foi uma manifestação individual, que não reflete a grande maioria dos torcedores potiguares, nem mesmo ao clube mandante da partida, no caso o América.

Quanto às providências tomadas, o ABC apoiará o atleta em todas as instâncias. Ontem mesmo, após o término do jogo, Carlinhos Santos seguiu para a delegacia de Goianinha, acompanhado de duas testemunhas – o segurança da delegação Hansen Williams e o zagueiro Leandro Cardoso – onde registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o crime cometido pelo torcedor.

Esperamos que, a partir de agora, atos como esses não se repitam, que o fato seja investigado e que sejam tomadas as providências cabíveis contra o acusado. O futebol potiguar e brasileiro não podem conviver com situações que manchem a imagem de um esporte que encanta multidões e tem o dom de unir classes e raças em uma só paixão.

Fonte: Site oficial do ABC

+ sobre o tema

Kabengele Munanga: “A educação colabora para a perpetuação do racismo”

a Adriana Marcolini Nascido no antigo Zaire, atual República Democrática...

Jennifer Hudson queixa-se de racismo a bordo de aviões

Em entrevista à "Cosmopolitan" do Reino Unido, Jennifer Hudson...

Estudante é perseguido após denunciar policiais por racismo no RS

  Universitário recebeu cartas anônimas e passou a ser constantemente...

Denunciados PMs envolvidos na morte de Cláudia Ferreira arrastada por viatura

O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro denunciou...

para lembrar

O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

Na política e na vida, imagens importam. Neste domingo...

FLIPELÔ: Em bate papo sobre poesia e protesto, Emicida e João Jorge discutem racismo

“Capitães de Areia talvez tenha sido o primeiro livro...

Vitória contra o racismo

Cidade americana famosa por ter sido palco de crimes...

Contra o racismo, cearense cria página para prestar assessoria jurídica a vítimas

De um episódio alarmante, que virou caso de Justiça,...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=