Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

 

No mesmo período em que o Rio de Janeiro estará recebendo a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Cnuds), a Rio+20, entre 13 e 22 de junho, cerca de 300 lideranças afrorreligiosas estarão na cidade para participar da 1ª Semana de Ecologia, Cultura e Cidadania dos Povos Tradicionais de Terreiro durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência.

Segundo o dirigente da Rede Nacional de Cultura Ambiental Afro-Brasileira (GT Rio) – que promove o evento –, Aderbal Ashogun, a Cúpula dos Povos é vista pelas comunidades tradicionais como o momento apropriado para a discussão da justiça social e ambiental.

Ashogun ainda informou que serão priorizadas na cúpula ações em vários eixos, como a elaboração de políticas públicas, a luta contra a intolerância cultural e religiosa, a erradicação da pobreza e a segurança alimentar por meio da agricultura de subsistência e da agroecologia.

Os participantes do evento terão suas atividades transmitidas em tempo real para o Brasil e o mundo por meio do projeto Terreiro Digital, resultado de parceria com o Laboratório de Mídias Livres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O projeto também prevê a instalação de computadores e equipamentos para transmissão instantânea das ações em terreiros [local onde se celebra culto religioso] na zona norte do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, em Niterói e em São Gonçalo. Ashogun espera que, após a Cúpula dos Povos, os equipamentos possam servir de forma permanente às comunidades dos terreiros.

Durante a Semana, a Rede Nacional irá capacitar lideranças culturais afro-brasileiras com o objetivo de fortalecer a pressão por políticas públicas para esse segmento da sociedade, bem como fomentar práticas sustentáveis e cidadãs.

 

 

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=