Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com roupas tradicionais africanas, levando cartazes e gritando palavras de ordem contra o racismo

Rio de Janeiro – Um grupo de ativistas negros protestou nesta terça-feira em frente ao Jockey Club da Gávea, onde está sendo realizada a semana da moda do Rio de Janeiro, para exigir uma maior presença de modelos negras nos desfiles.

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com roupas tradicionais africanas, levando cartazes e gritando palavras de ordem contra o racismo. Pouco antes do início do evento, os manifestantes realizaram um desfile improvisado em frente ao Jockey.

A principal reivindicação do grupo é a inclusão de modelos negras em todos os desfiles do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week (SPFW), segundo um comunicado distribuído pela organização Educafro, responsável pelo protesto.

A instituição afirmou que há dois anos chegou a um acordo com a São Paulo Fashion Week para incluir uma cota de 10% de modelos negras.

O acordo, no entanto, não foi renovado este ano por parte da SPFW, o que foi tachado pela organização como ‘um abuso e um atentado à diversidade nacional’.

O Fashion Rio, que terá desfiles de 29 das principais marcas de roupa brasileiras, começou nesta terça-feira e vai até o próximo sábado.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Policiais do Tigre são presos acusados de injúria e violência

Delegado Paulo Cerqueira garante que os agentes não ficarão...

Paim lamenta caso de racismo contra árbitro no Rio Grande do Sul

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou nesta sexta-feira (7)...

para lembrar

Vinicius Jr. se pronuncia sobre racismo e críticas por dança: “Eu não vou parar”

Vinicius Junior, jogador da seleção brasileira e do Real Madrid,...

Por que eu sou racista

Eu sou um branco americano. Sou casado com uma...

Eduardo Pereira da Silva: A Marcha das Crianças de 1963

Como uma reflexão para este dia das crianças, 12...
spot_imgspot_img

Novo Selo de Igualdade Racial será lançado para incentivar diversidade nas empresas, anuncia Anielle Franco

O governo federal planeja introduzir, até o final do ano, um "Selo de Igualdade Racial" destinado a reconhecer empresas públicas e privadas que implementam...

Professora denuncia aluno por injúria racial após estudante escrever ‘preto não é gente’ em folha de papel

Uma professora denunciou um estudante de 14 anos à polícia após ele escrever "preto não é gente" em uma folha de papel, em uma...

5 por dia: Bahia lidera ranking de mortes em ações policiais no primeiro quadrimestre

Enquanto a localização de lideranças criminosas aumentou na Bahia no início de 2024, a letalidade das ações policiais também registrou crescimento. De acordo com o Ministério...
-+=