Seleção da Holanda ouve gritos racistas em treinamento para Eurocopa

Jogadores da seleção holandesa escutaram nesta semana gritos imitando macacos, vindos do público que assistia a um treino preparatório para a Eurocopa no estádio Wisla, em Cracóvia, disse uma porta-voz da equipe nesta sexta-feira.

O incidente confirma as preocupações dos últimos dias a respeito da ocorrência de atos racistas durante o torneio europeu de seleções, que começa nesta sexta-feira na Polônia e na Ucrânia.

– Alguns jogadores escutaram barulhos de macaco. Por isso eles passaram para o outro lado do gramado – disse a porta-voz, referindo-se ao treino de quarta-feira.

A Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB) não apresentou queixa formal à Uefa, mas entrou em contato com a entidade europeia do futebol após relatos do incidente aparecerem na imprensa holandesa.

Em nota na sexta-feira, a Uefa disse ter havido “alguns incidentes isolados de cantos racistas”, e disse que, caso isso se repita, irá “avaliar medidas operacionais a serem tomadas para proteger os jogadores”.

A Uefa disse ainda que adotou uma política de tolerância zero contra o racismo, inclusive orientando árbitros a paralisarem partidas em caso de incidentes.

Imediatamente depois do treino de quarta-feira, o técnico da Holanda, Bert van Marwijk, disse a jornalistas que o ambiente em Cracóvia -que não terá jogos da Eurocopa- era fantástico, com 30 mil pessoas indo ao estádio só para ver um treino.

Mas na quinta-feira o capitão da Holanda, Mark van Bommel, disse a jornalistas holandeses: “Abram seus ouvidos. Se vocês escutaram (os gritos racistas) e não querem escutar, isso é ainda pior.

No mês passado, o atacante italiano Mario Balotelli, que é negro, disse que irá “matar” alguém que lhe atirasse uma banana na rua, como já aconteceu no passado com ele em um bar.

Sobre os gritos racistas durante os jogos, ele afirmou: “Se acontecesse, eu iria deixar o gramado e voltar para casa. Estamos em 2012. Não é possível”.

Os governos da Polônia e Ucrânia se dizem empenhados em combater o racismo, mas um recente documentário da BBC sugeriu que esse comportamento é disseminado entre certos grupos de torcedores.

A Holanda, que tem vários jogadores negros, estreia no Grupo B da Eurocopa no sábado, em Kharkiv (Ucrânia), contra a Dinamarca.

O incidente de quarta-feira aconteceu depois de uma visita da seleção holandesa ao antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz, que fica perto de Cracóvia.

A Eurocopa começa na sexta-feira, com a partida Polônia x Grécia, em Varsóvia.

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

UFRGS mantém cotas

DECISÃO Nº 268/2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, nas sessões de...

Mark Twain: Huckleberry Finn ganha versão sem racismo

  Uma editora americana vai alterar o texto do clássico...

7 frases que devemos parar de falar para acabar com o racismo

No Brasil, o racismo está presente desde o período...

para lembrar

RACISMO NA USP: Polícia apura denúncia de racismo em moradia estudantil

Fonte: Anjos e Guerreiros - Aluna foi insultada em reunião...

A discriminação acontece em qualquer lugar

Este domingo, 20 de novembro é comemorado o Dia...

Nossa perversidade morena está em níveis inimagináveis

Mônica Francisco* Acredito que nossa perversidade morena está em...

Ao censurar comercial do BB, governo mostra ter medo da diversidade; decisão vai na contramão do mercado

Homogeneizar campanhas publicitárias é incitar preconceito contra grupos que...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=