Violência contra moradores de rua deixa saldo de um assassinato a cada dois dias

De fevereiro de 2011 a maio de 2012, 195 casos de homicídios foram registrados

Por: Vivian Fernandes,

A cada dois dias, um morador em situação de rua é assassinado no Brasil. De fevereiro de 2011 a maio de 2012, foram registrados 195 casos de homicídios contra moradores de rua em todo o país. Os dados são do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDDH).

Os números podem ser ainda maiores, pois as notificações de crimes contra os moradores de rua e o levantamento dessa informação são falhos.

O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Samuel Rodrigues, explica o que gera esse quadro de violência. “Como o número de pessoas vivendo nas ruas têm crescido por omissão do Estado e por ausência de políticas públicas voltadas para a população em geral, há uma repressão, uma higienização que vem calcada em uma discriminação muito grande por parte da sociedade”, afirma.

Rodrigues acredita que a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no país tende a agravar a política de limpeza social dos centros urbanos. Ele também comenta as formas de violação de direitos a que essa população é submetida cotidianamente. “O simples fato de estar na rua já é uma violência, uma violação de direitos. Por exemplo, nós somos proibidos de entrar em espaços públicos, nós temos dificuldades de acessar os serviços básicos, como saúde – por conta da [falta de] documentação – e a própria educação. Enfim, há uma discriminação social muito forte, como se nós fossemos os culpados por estar nessa situação”, alega.

Em 2009, entrou em vigor a Política Nacional para População em Situação de Rua, com o objetivo de garantir o acesso à saúde, educação, trabalho, moradia, entre outros direitos. O MNPR, no entanto, alega que sua implantação ainda não ocorreu de fato.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Retrospectiva 2014: Conheça 14 casos que provam que ainda existe racismo no Brasil

Vigora no Brasil desde 1989 uma lei estabelece o...

Ministra prevê entrada de 56 mil estudantes negros por ano nas universidades federais

Luana Lourenço Repórter da Agência Brasil Brasília - A...

Aquele soco bem dado…

"Esses poemas-porrada de Zero a Zero obriga-nos a sair...

Shopping Cidade Jardim terá de indenizar músico negro Pedro Bandera

O Shopping Cidade Jardim foi condenado em segunda instância,...

para lembrar

Ônibus evoca apartheid em cidade no interior da Itália

Fonte: Estado de São Paulo -   SÃO PAULO - A...

UFC terá 783 vagas para cotistas no próximo ano

Valor corresponde a 12,5% das vagas; movimento exige a...

Existe relação entre racismo e segurança pública?

É preciso entender o papel da instituição policial em...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=