TPI condena congolês Lubanga a 14 anos por recrutar crianças

 

 

O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou nesta terça-feira o ex-líder rebelde congolês Thomas Lubanga a 14 anos de prisão por recrutar crianças-soldado entre 2002 e 2003 na República Democrática do Congo.

Dessa pena se deduzirá o tempo que Lubanga passou em prisão provisória desde 2006. Os magistrados já haviam declarado o ex-líder rebelde culpado em março passado ao concluir que ele era o responsável pelo alistamento de menores de 15 anos em um conflito armado.

Em junho passado, a Promotoria pedira a pena máxima de 30 anos de prisão, uma vez que o recrutamento de crianças-soldado “é um dos crimes de lesa-humanidade mais sérios”.

O juiz Adrian Fulford precisou, durante uma audiência pública realizada em Haia, que os magistrados decidiram levar em conta como atenuante a cooperação constante de Lubanga com o Tribunal apesar de o comportamento da Promotoria o submeter a uma grande pressão.

Trata-se da primeira condenação da história ditada pelo TPI, que demorou quase dez anos para resolver o caso. A defesa do ex-líder rebelde congolês terá agora a possibilidade de recorrer tanto do veredicto como da pena imposta.

Segundo ficou demonstrado durante o processo, as forças dirigidas por Lubanga recrutavam meninos e meninas para que interviessem “ativamente” em “hostilidades”, os alistavam em suas fileiras e os obrigavam a realizar tarefas domésticas, a lutar e a atuar como guardas pessoais de segurança.
As meninas eram transformadas em “escravas sexuais” dos comandantes, mas os juízes decidiram não incluir este aspecto na acusação para, entre outros motivos, agilizar o processo.

As crianças pertenciam à etnia hema na região de Ituri (sudeste da RDC) e eram recrutadas para participar do conflito armado local entre essa etnia e a lendu, que disputavam o controle das minas de ouro na zona.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Recife: Negros elegem suas prioridades

Por: MIRTHYANI BEZERRA Segundo estimativas da Diretoria de...

Cacau Protásio estreia espetáculo no Teatro Gazeta

Depois do sucesso na TV e no cinema, Cacau Protásio quer...

para lembrar

Candidatos do Mister Angola 2014 em comemoração aos 12 anos de paz

O concurso Mister Angola 2014 este ano realiza-se no...

Elza em arte

Com depoimentos polêmicos e encontros musicais inéditos ao lado...

‘Cultura negra é o pilar da nossa formação cultural’ diz Ícaro Silva

Em cartaz com a peça-show 'Ícaro and The Black...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...
-+=