Aumenta número de donas de casa de família filiadas à Previdência Social

SÃO PAULO – Dados divulgados pela a SPPS (Secretaria de Políticas de Previdência Social) revelou que a quantidade de donas de casa de família de baixa renda no Brasil filiadas à Previdência Social é de 283.562. A meta do governo era de atingir 200 mil inscrições até o final de 2012, porém esse número foi alcançado no mês de março.

Por: Juliana Américo Lourenço da Silva

O secretário da SPPS, Leonardo Rolim, avalia que as adesões estão superando as expectativas. “Mesmo com o encerramento da campanha de divulgação, o número está crescendo substancialmente, ou seja, as pessoas continuam divulgando”, concluiu.

Porém, segundo o secretário, apesar de o programa continuar crescendo, ainda está longe do potencial que se quer atingir. Até 2015, o objetivo do governo é alcançar 1 milhão de formalizações.

O público de donas de casa de família de baixa renda no País é de seis milhões. Para atingir este público, o MPS (Ministério da Previdência Social) está estabelecendo uma parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para utilizar os dados do CadÚnico, que é o cadastro do bolsa Família e dos programas sociais do Governo Federal.

Maiores registros
Ao analisar os estados, os dados indicam que os maiores registros de famílias de baixa renda que se tornaram seguradas da Previdência Social são Minas Gerais, com 41.342, seguido de São Paulo, com 38.902, Paraná, com 24.394, Rio Grande do Sul, com 20.186 e Bahia, com 15.695.

Enquanto as menores adesões estão na região Norte, que segundo Rolim, qualquer programa demora engrenar por conta das dificuldades de comunicação e que “com a parceria com o MDS, que é quem conhece melhor esse público e interage diretamente com eles por causa dos repasses do bolsa Família, nós esperamos aumentar a adesão”.

Inscrição
Qualquer pessoa que realize trabalho doméstico no âmbito da própria residência e sem renda própria pode se filiar à Previdência Social como segurado facultativo de baixa renda. A família precisa estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e ter uma renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.244). A alíquota de contribuição é de 5% do salário mínimo (R$ 31,10) por mês e a inscrição pode ser realizada por meio da Central 135.

 

 

 

Fonte: Infomoney

+ sobre o tema

Jovens negras assumem o cabelo crespo com muita atitude

O orgulho está na pele, no cabelo e na...

Marielle tem primeira lei sancionada após sua morte

Foi sancionada nesta terça-feira pelo prefeito Marcelo Crivella a...

Nós, Madalenas: uma palavra pelo Feminismo

Maria Ribeiro é a fotográfa responsável por transformar em...

para lembrar

Onde está a força das mulheres?

Diversas vezes faço questão de me fazer certas perguntas...

Casos aumentam e feminicídios viram emergência nacional na França

'Le Monde' publica especial; mulheres protestaram nas ruas de...

OMS dá prêmio póstumo a mulher negra que teve células cancerígenas retiradas do corpo sem consentimento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) homenageou nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...

Em reunião com a ministra das Mulheres, movimentos denunciam casos de estupros e violência em abrigos para atingidos pelas enchentes no RS

Movimentos feministas participaram de uma reunião emergencial com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no final da tarde desta terça-feira (7), de forma online....

Documentário sobre Ruth de Souza reverencia todas as mulheres pretas

Num dia 8 feito hoje, Ruth de Souza estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O ano era 1945. Num dia 12, feito...
-+=