UEFA pedirá a capitães europeus para usar braçadeiras antiracismo

Por Brian Homewood

GENEBRA, 22 Out (Reuters) – Os capitães das equipes que jogarão partidas pela Liga Europa e pela Liga dos Campeões serão convidados a usar braçadeiras antiracismo, como parte de uma campanha contra a discriminação, disse a UEFA, entidade que dirige o futebol europeu, nesta segunda-feira.

A UEFA afirmou que estava apoiando uma campanha da FARE, um grupo europeu com o objetivo de livrar o futebol do racismo, pedindo aos capitães para usar as braçadeiras que trazem as palavras “Unidos Contra o Racismo”.

Frequentemente criticada por não fazer o suficiente para acabar com o racismo, a UEFA anunciou que mensagens em vídeo de 30 segundos seriam apresentadas em telões nos estádios antes dos jogos, e as equipes serão acompanhadas por crianças vestindo camisetas do “Unidos Contra o Racismo”.

“A UEFA está empenhada em combater a discriminação no futebol e incentivar os torcedores de futebol a se juntar a nós em nossos esforços para valorizar o respeito aos jogadores, funcionários, adversários e simpatizantes de todas as nacionalidades, origens religiosas, orientação sexual e origens étnicas”, disse o presidente da UEFA, Michel Platini em um comunicado.

“Por mais de 10 anos, temos trabalhado ao lado da rede FARE e vamos continuar a lutar pela união no futebol.”

Um comunicado da UEFA acrescentou que “quarenta partidas em todas as competições de clubes de prestígio da UEFA irão restabelecer o compromisso da UEFA em assegurar que o futebol europeu esteja livre de racismo, da intolerância e da xenofobia através de uma série de atividades que será testemunhada por milhares de fãs nos estádios e milhões mais na televisão”.

Críticos afirmam que o racismo só vai parar se a UEFA descontar pontos das equipes ou expulsá-las de competições. Na semana passada, a UEFA multou o Lazio em 40.000 euros (52.400 dólares) pelo comportamento racista de seus torcedores durante um jogo da Liga Europa contra o Tottenham Hotspur.

 

 

Fonte: Extra.Globo 

+ sobre o tema

Milícia no Rio, algumas perguntas

"O crime organizado que não ouse desafiar o poder...

Internet ampliou mobilização contra racismo nos EUA

Visibilidade de casos de abuso de policiais contra negros...

Outro Olhar mostra soluções para vencer o racismo

  Para combater a discriminação, esta...

para lembrar

Polícia confunde guarda-chuva com fuzil e atira e mata um jovem negro

Polícia confunde guarda-chuva com fuzil e atira e mata...

Racismo: lei deve entrar em vigor até julho

Romualdo Cruz Filho O Executivo piracicabano protocolou segunda-feira,...

Cinco jovens são espancados por seguranças e dono de bar na Pedra do Sal

Uma das vítimas, membro do coletivo Slam das Minas,...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=