Racismo: lei deve entrar em vigor até julho

Romualdo Cruz Filho

O Executivo piracicabano protocolou segunda-feira, 28, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 075/11, que cria na cidade mecanismos para a aplicação da lei estadual 14.187/2010, que trata de penalidades para atos de discriminação racial.

Com a adesão da cidade, a partir da celebração do convênio com o Estado, tratado no PL, a responsabilidade de receber as denúncias e encaminhar à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania será do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba.

Jurandir Silvestre, presidente do centro de documentação, explicou que, depois da aprovação do PL, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre, haverá intercâmbio com o órgão estadual para capacitação dos agentes que vão orientar as ações.

“A Secretaria de Justiça do Estado é quem tomará as providências legais cabíveis. Aqui, vamos filtrar as ações, a partir da consistência das denúncias, para que a documentação seja estruturada adequadamente”, explicou Silvestre.

Segundo ele, o projeto chega em boa hora e deve ser aprovado com certa rapidez. No momento, está sendo avaliado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Na sequência, vai para a de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. “A lei em defesa da cidadania tem consistência e atende a uma angústia da sociedade e dos menos favorecidos. Sabemos que a discriminação ainda existe e a intenção do convênio é dar um basta nisso”, disse ele.

A lei estadual estipula que qualquer pessoa física ou jurídica poderá receber a penalidade que varia de advertência a multa entre 1.000 a 3.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), e, em caso de reincidência, envolvendo estabelecimentos comerciais, suspensão da licença estadual para funcionamento de até 30 dias e cassação de licença estadual para funcionamento.

Silvestre acredita que antes de julho a lei estará sendo aplicada no município. Ele esteve no Palácio dos Bandeirantes, no dia 21 de março, Dia Internacional de Luta contra o Racismo, quando a lei foi apresentada e outros 46 municípios se dispuseram a se adequar para aplicá-la.

 

Fonte: Tribunatp

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Arcebispo de Cantuária exorta os anglicanos a agir contra o racismo

Num momento delicado como este é preciso assumir as...

Estudante dá queixa por prática de racismo

Em menos de um mês, um novo episódio de...

Biko: A Consciência Negra e a Busca de uma Verdadeira Humanidade

Este domingo comemoram-se os 70 anos de Steve Biko,...

para lembrar

Sobre macacos, bananas, Daniel Alves e Neymar: Não somos macacos, porra! – Por: Higor Faria

No último domingo (27/04), durante o jogo entre Barcelona...

Maioria dos casos de racismo no futebol brasileiro ainda fica impune

Observatório da Discriminação Racial no Futebol foi criado para...

Eduardo Pereira da Silva: A Marcha das Crianças de 1963

Como uma reflexão para este dia das crianças, 12...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=