Investigação científica é chave condutora para o crescimento económico e social do país

Lubango – A investigação científica e a inovação são as chaves condutoras na produtividade e crescimento económico, social e cultural considerou hoje, segunda-feira, no Lubango, Huíla, a directora Nacional de Formação Avançada e Investigação Científica do Ministério do Ensino o Superior (DNFAIC), Massuquini Inês.

A responsável teceu estas considerações ao discursar na abertura de um encontro metodológico dirigido a gestores de unidades orgânicas da VI Região Académica que compreende as províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Kuando Kubango.

O evento é realizado em parceria com o Ministério do Ensino Superior de Cuba e decorre sob o lema “O papel da ciência, tecnologia e inovação na qualidade do ensino superior e o seu impacto socioeconómico”.

Segundo a responsável, a investigação científica catalisa várias formas de desenvolvimento, porque a economia do mundo globalizado é cada vez mais competitiva e baseada no conhecimento.

Destacou ainda que Angola actualmente caminha a passos seguros para o desenvolvimento económico e social que se pretende fruto da investigação científica.

“Para se ter uma Angola cada vez mais viva, empreendedora, inovadora, dinâmica e aberta ao mundo, competitiva e autónoma, é importante que gestor contribua para a prosperidade do país”, destacou.

Massuquini Inês apelou, deste modo, aos gestores no sentido de continuar a estimular a troca de experiências em matéria de investigação científica, buscar em conjunto formas rápidas de produzir os resultados científicos e sua transferência a sociedade, bem como discutir e propor instrumentos ou formas permanentes de articulação, supervisão técnica e avaliação dos resultados a se obter respondendo os desafios do país.

Durante dois dias, os participantes vão abordar matérias relacionadas sobre os centros de estudo e investigação no desenvolvimento socioeconómico oportunidades e ameaças, propostas de planos de trabalho para criação de centros de estudos e investigação.

Estudantes africanos criam sabonete capaz de evitar a malária

Fonte: Angola Press 

+ sobre o tema

Funji, kizaka kizomba e kuduro no Rio de Janeiro

  O Rio de Janeiro é considerado um...

Literatura marginal brasileira ultrapassa fronteira das periferias

Fenômeno ganha espaço e reconhecimento com formas alternativas de...

para lembrar

DIVERSÃO: Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie acabam de virar cidadãos angolanos

Fonte: Glamurama Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie...

Escritoras africanas falam de semelhanças entre Brasil e África

Vozes femininas vindas da África enriqueceram o segundo dia...

Modelo albina combate preconceito em semana da moda africana

Na confusão de um camarim durante a Africa Fashion...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...
-+=