Festival cancelado por falta de apoio do Brasil

 

Belo Horizonte (Brasil)– O Festival de Arte Negra que seria realizado de 4 a 9 de outubro em Lagos, Nigéria, homenageando o Brasil, foi cancelado hoje por falta de apoio do governo brasileiro.  O anúncio do cancelamento do evento foi feito pelo diretor do  Instituto Yoruba, entidade curadora do evento no Brasil e sediada em Belo Horizonte. Olú Akínrúlí encaminhou correspondência oficial  aos órgãos governamentais que se comprometeram a apoiar o festival enviando delegação. Uma carta à Presidenta da República Dilma Roussef  também deverá ser enviada nas próximas horas comunicando a decisão tomada pelos organizadores do festival na Nigéria.

O festival, evento internacional anual que tem despontado como espaço privilegiado para o debate sobre as artes na África e em suas diásporas, é coordenado pelo Prêmio Nobel de Literatura em 1986, o escritor nigeriano Wole Soyinca, que ano passado esteve no Brasil para solicitar apoio público governamental para o evento. Em seguida, foram feitas várias reuniões na busca de parcerias, empreendidas  pelo Instituto Yoruba.

Em nome da comissão organizadora, Akínrúlí disse que o motivo  do cancelamento foi “a falta de apoio do governo brasileiro e de consideração ao evento”  já que o Brasil era o país a ser homenageado, tendo como personalidade simbólica o artista social Abdias Nascimento e como convidada de honra, a Iyalorixa Mãe Beata de Iemanjá. Ele informou que mesmo o esforço de alguns órgãos em formar delegações “não confirmadas até o momento” não foi suficiente para prosseguir com a organização do evento.

Herança africana – Com o tema As cores africanas no Brasil,  o Lagos Black Heritage Festival aconteceria em duas etapas, a primeira em março e a segunda agora em outubro, com a realização de um Simpósio. As edições do FAN aconteceram nos anos 1977, 2009, 2010, 2011 e 2012, nesse último homenageando a Itália. O Brasil seria o segundo país a ser homenageado pelo FAN.

O Festival de Arte Negra  tem como objetivo celebrar a criatividade Africana nas diversas linguagens artísticas como a dança tradicional e contemporânea, música, pintura, fotografia, teatro, design, cinema entre outras expressões artísticas e intelectuais.  A expectativa da participação do Brasil era consolidar o evento como um programa cultural de grande porte, “cruzando e articulando com solidez as diversas linguagens artísticas da Nigéria e dos países convidados”, de acordo com o presidente da organização, Olú Akínrúlí, também coordenador do Centro de Negócios, Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil.

 

Fonte: Alai Online

+ sobre o tema

Uma análise do ranço da escravidão no Brasil.

Os contos "O Caso da Vara" e "Pai Contra...

Ellis Marsalis Jr., pianista e lenda do jazz, morre aos 85 anos vítima do coronavírus

Americano é patriarca de família de músicos, entre eles...

‘A canção não vai deixar de existir’, diz Gilberto Gil

Músico baiano gravou depoimento ao Museu da Imagem e...

para lembrar

Música negra, branquitude e muita emoção – “A Voz Suprema do Blues”

Esperei muito por essa estreia da Netflix, com Viola...

Heróico protesto contra o racismo

LuDiasBH Sabíamos que o que íamos fazer era muito maior...

Nelson Mandela: por trás do grande homem, houve três grandes mulheres

Nelson Mandela: vida social e política intensa, mesclada com...

“Offering”: Jaden Smith apresenta seu novo single

Jaden Smith lançou uma nova música, que mistura referências...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=